Fenômeno El Niño trará um mês de novembro chuvoso e com novas chances de enchente no Sul do País

Publicado em: 8 de novembro de 2023

O fenômeno El Niño já foi o responsável por diversos alagamentos e enchente no Sul do País, como, por exemplo, as enchentes que arrasaram as cidades de Muçum, Roca Sales e Lajeado no mês de setembro/2023.

Grandes tragédias naturais estão ligadas ao El Niño, e neste mês, a previsão é de que o fenômeno chegue ao seu pico de força, influenciando em todo o clima no Brasil e trazendo um novembro de chuvas excessivas para a região Sul, com novas previsões de enchentes, segundo o Instituto MetSul de Meteorologia.

Os maiores acúmulos de chuva estão previstos para a região norte do estado do Rio Grande do Sul, assim como também para os estados de Santa Catarina e Paraná, com a previsão de 300 a 500mm de chuva em diversas localidades, isoladamente até superiores, assim favorecendo as cheias em rios e novas enchentes. Porem o estado do Rio Grande do Sul verá um aumento significativo em seus níveis de chuva em relação aos episódios de outubro, mas sem os mesmos extremos ocorridos em setembro.

Com a atmosfera mais aquecida em função da chegada do verão e a maior frequência de chuvas, a tendência a temporais aumenta significativamente entre o Centro e Sul do Brasil.

O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. Ele ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio, com início nos últimos meses do ano.

Com a modificação do padrão de circulação atmosférica sobre o Pacífico, o El Niño é responsável por alterar a distribuição de umidade e as temperaturas em várias áreas do planeta. No Brasil, ele ocasiona secas prolongas as regiões Norte e Nordeste e chuvas intensas e volumosas no Sul.

 

Escrito por: MetSul / Brasil Escola / ClicNews

Compartilhe: