Falta de água constante causa revolta na população de Fontoura Xavier

Companhia Riograndense de Saneamento
Publicado em: 19 de julho de 2021
Nos últimos dias a falta de abastecimento de água tem feito parte da rotina diária dos Fontourenses e tem causado revolta entre os munícipes.
A Fontourense Vanusa da Rosa, que reside no centro do município conta que a falta de água tem sido um grande empecilho na vida dos habitantes. “Ao chegar do trabalho, ou durante o dia, a água é fundamental. Necessitamos de satisfações e explicações”, enfatiza.
O responsável pela Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) no município, Alexandre Gralha, explica que a falta de água foi oriunda de diversos problemas que aconteceram nos últimos tempos em um curto período. A secagem do poço artesiano localizado no Parque de Rodeios Atílio Chitolina. O poço era fundamental para ajudar no abastecimento do Centro do Município e vilas, sendo responsável por em média 25% da distribuição da empresa em Fontoura Xavier. “O poço produzia 25% do total da produção distribuída a partir da BR-386 até o centro do município. Ele não está distribuindo nada. Está parado. Testes serão realizados para ver se ainda existe água no reservatório que possa ser utilizada. Baseada no resultado, será decidida a solução para o problema”, pontua Alexandre.
O novo poço, localizado na Ponte Tigela, que poderia ser utilizado para ajudar a suprir a grande demanda, não está apto a funcionar devido a problemas burocráticos. “Para que seja autorizado o seu funcionamento, é necessário licença e autorização da empresa responsável pela BR-386. Após, poderemos realizar a instalação”, diz.
Além destes problemas, houve o rompimento da adutora da bruta, que é responsável por enviar a água para a estação de tratamento. Devido ao longo período em que o equipamento está em funcionamento, o conserto através de vedação não está sendo suficiente causando o rompimento frequente. No primeiro recalque, devido ao mau tempo, falta de energia e outros problemas, o motor principal queimou. O novo motor destinado para a instalação não produz a mesma quantidade de água, ou seja, mais 10% da produção foi comprometida. “No total, a CORSAN de Fontoura Xavier está atuando com menos 35% da produção que estava acostumada a fornecer. Por isso a falta de água está sendo diária”, explica Alexandre.
De acordo com o responsável, a equipe está buscando diariamente solucionar os diversos problemas encontrados no curto período de tempo. “Da noite para o dia nossa produção diminuiu 35%. O desfalque foi muito grande. Estamos buscando alternativas para solucionar todos os problemas”, finaliza.
O abastecimento através de caminhão pipas também está sendo estudado pelos responsáveis para os próximos dias, principalmente aos fins de semana.
Canais de atendimento da CORSAN.
A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) colocou em funcionamento uma central de atendimento Corsan 24 horas pelo número 0800-646-6444. Este tipo de atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Toda e qualquer reclamação, aviso ou sugestão, incluindo comunicar falta de água, vazamentos na via pública e pedidos de informações sobre a fatura do consumo, entre outros assuntos podem ser comunicados através do telefone.
As ligações para o telefone de contato 0800-646-6444 serão gratuitas, inclusive de telefone celular.
Além do atendimento telefônico, o usuário dos serviços da Corsan dispõe de outros canais de relacionamento com o cliente: o APP Corsan e a Central de Serviços e o atendimento Online pelo site: www.corsan.com.br.
Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira