Estudantes da UPF realizam escavações arqueológicas em Fontoura Xavier
Publicado em: 15 de Janeiro de 2018
No último sábado, 13, estudantes de especialização em Cultura Material e Arqueologia da UPF realizaram escavações arqueológicas em busca de restos da pedra Estela Missioneira que foi encontrada no município de Fontoura Xavier por volta dos anos 40.
Aproximadamente 25 estudantes participaram dos trabalhos que teve duração de 2 dias, sendo coordenados pelos professores Jairo Rose, Felipe Pompeu e Jacqueline Ahlert. O Prefeito Municipal José Flávio Godoy da Rosa, juntamente com a secretária de Assistência Social e 1ª Dama Marlene Meira Rosa estiveram acompanhando as escavações na comunidade da Picada Casagrande.
De acordo com a professora Jacqueline Ahlert o objetivo é criar um memorial. “Nosso projeto é terminar a pesquisa que estamos levantando com o estudo realizado durante os dois dias, para após o município vir a criar um memorial com a história, mapas e informações sobre a pedra, também desenvolver uma educação patrimonial com professores e alunos. Nossas pesquisas já realizadas indicam que no período jesuítico havia 2 ervais que eram cortados “divididos” pelo rio, e o marco mostra que esse era o rio que dividia, assim podendo ter mais de 300 anos”, afirma.
O prefeito José Flávio destaca que a ideia agora é realmente construir um memorial para a pedra. "Queremos iniciar um futuro museu para visitação e exposição da mesma, já podendo envolver o Combate do Fão conforme ideia levantada pelo estudante Armando Graff”, destacou.
O Acadêmico de História, Armando Graff convida a todos que tiverem histórias sobre a pedra a lhe procurarem para acrescentar no Projeto e contribuir com os estudos.
Escrito por: