Estacionamento rotativo começa a ser estudado como alternativa para o centro de Fontoura Xavier

Publicado em: 23 de Maio de 2017

A dificuldade de estacionamento no centro da cidade de Fontoura Xavier é um problema antigo, mas que tem se tornando mais grave a cada ano que passa. Tendo em vista que boa parte do comércio está concentrada no centro da cidade, as ruas do centro estão sempre lotadas de veículos. Encontrar um lugar para estacionar, principalmente durante a semana, é uma missão quase impossível.

A poucos dias o assunto foi levantado durante a  Sessão da Câmara de Vereadores, quando o vereador Algemiro Pinheiro entregou uma indicação solicitando reformulações no trânsito, entre elas implementação de uma área azul, ou seja, implantar nas Avenidas 09 de Julho e 25 de Abril nas proximidades do centro da cidade um sistema de estacionamento rotativo. A ideia foi bem aceita pelo Departamento de Trânsito, o qual destacou que é um tema para ser debatido e de grande relevância.

De acordo com o vereador, a sua indicação se deve a grande dificuldade enfrentada por todas as pessoas que precisam acessar ao comércio central e não encontram vaga. “Precisamos disciplinar e organizar o trânsito no centro da cidade, que apesar de ser uma cidade pequena, já enfrenta problemas sérios de trânsito de veículos. Infelizmente falta um pouco de conscientização de muitos motoristas, que estacionam seus veículos no centro e simplesmente esquecem eles ali. Tem motoristas que estacionam no centro e vão viajar, só voltam à noite. Além da reformulação tem que haver um trabalho de educação com os proprietários e funcionários do comércio estabelecido no centro”, explicou.

Tendo em vista o grande número de pontos de táxi, Pinheiro sugere que o correto seria criar um ou dois pontos que unificasse os taxistas. “Já tentamos fazer isso em outras oportunidades, mas houve e há uma posição contrária dos mesmos. Os taxistas dizem que vão perder passageiros e que serão prejudicados, mas acho que se for bem organizado, eles não terão prejuízos. Existe muita reclamação da comunidade sobre a localização destes taxis. Muitos estão nas esquinas, dispersos. Lembro que o serviço de taxi, é um serviço público concedido, e quem disciplina e organiza é o Município, que é a concedente. Acredito que se houver um diálogo aberto, pode-se chegar a um consenso. Cabe ao Conselho Municipal de Trânsito, abrir essa discussão’.

De acordo com ele seria necessário um estudo, diagnosticar a situação, observando quais os locais em que seria implantada a área azul, quais horários que funcionaria, quanto tempo terá de tolerância. “Com o asfaltamento das vias, nos últimos anos, as condições de transito melhoraram, mas por outro lado, existem muitos motoristas abusando da velocidade, o que tem provocado vários acidentes nos últimos tempos, com pessoas feridas e traumatizadas. Falta um trabalho integrado da divisão de trânsito com a Secretaria de Educação, para promover a Educação no Trânsito. A Segurança do pedestre vem sempre em primeiro lugar”, finalizou.

O Coordenador do Departamento de Trânsito do Município, Anoar Oliveira explica que para que a solicitação do vereador se concretizasse, seria preciso um estudo detalhado além de se enquadrar nos fundamentos legais na Lei Federal, observando os critérios legais, e as normas gerais da legislação, das licitações, dos contratos e da prestação de serviços. Seria necessário criar um Decreto Municipal ou Lei; ter um projeto básico de engenharia, para estabelecer os parâmetros necessários para concessionária ou quem vier a ser contratado a implantar o estacionamento rotativo. Bem como seguir as normas estabelecidas pelo CONTRAN, para áreas de estacionamento rotativo pago. “O departamento já vem pensando junto com o Conselho Municipal de Trânsito em uma maneira de aumentar as vagas de estacionamentos no centro. A solução que pensamos de início para o aumento de algumas vagas é de demarcar as vagas observando a distância regulamentada e criar vagas para motos. Mas isso é apenas para tentar amenizar um pouco a situação. Também acreditamos que a saída seria o estacionamento rotativo”.

Questionado sobre os taxistas, Anoar explica que nos próximos dias haverá uma reunião com o Departamento Jurídico e após com os donos de ponto para tentar achar uma solução amigável pra resolver. Ele acredita que se todos têm como objetivo melhorar a cidade todos tem de ceder um pouco para que isso aconteça. 

Confira a sugestão do Vereador:

A Zona Azul contribui para a melhoria do tráfego por que possibilita que um número maior de motoristas utilize as vagas de estacionamento, resultando em menor tempo de procura e, consequentemente, melhor fluidez do trânsito.

O horário de funcionamento da Zona Azul, por exemplo, poderia ser:

De segunda à sexta-feira, das 09h às 18h;

Aos sábados, das 09h às 13h.

O período mínimo é de 30 minutos de estacionamento, e o tempo máximo de permanência na mesma vaga é de duas horas.

Conforme o Código de Transito Brasileiro, as questões de estacionamento, velocidade das vias, preferências das vias, faixas de pedestres, sinalização é de competência dos municípios. O município que regulamenta tudo isso, com a anuência do CMT, que tem de ser ativo e participativo. A fiscalização do trânsito no município, conforme convênio firmado com o estado Rio Grande do Sul é da BRIGADA MILITAR.

Escrito por:

Compartilhe: