Especial Fontoura Xavier- Agricultura é a base da economia do município

Publicado em: 7 de julho de 2021

Fontoura Xavier tem uma vasta extensão territorial e possui potencial de crescimento na área da agricultura. Possui 42 comunidade rurais, onde 50% da população reside no meio rural.

A Agricultura é diversificada, onde destacam-se a fumicultura, reflorestamento, soja, bovinocultura, suinocultura, leite, erva-mate, entre outras.

Segundo dados do IBGE, há 1761 estabelecimentos agropecuários.

A importância da agricultura familiar fica evidente diante de variados panoramas sociais e econômicos do município. Do ponto de vista social, é um caminho para diminuir o êxodo rural, promover o desenvolvimento do interior  e contribuir em relevantes questões ambientais. Sob o ponto de vista econômico, é uma das bases da economia de 90% dos produtores de Fontoura Xavier. De acordo com a Secretária da Agricultura, Adriéli Gerevini, a Agricultura familiar, representa com maior força as atividades no interior de Fontoura Xavier. “A maioria dos nossos produtores trabalham com sua propriedade diversificada, com leite, fumo, milho, entre outros. Buscamos sempre trazer incentivos para que nossos agricultores tenham melhores condições de trabalho”, disse.

Um dos principais produtores que investe em diversidade em sua propriedade é Osvaldo Ferreira dos Santos, residente da Comunidade do Campo. Desde pequeno esteve presente no meio rural. É esposo de Roseli, possui 4 filhos, Tuliê, Guilherme, Erick e Lais. Atuou fortemente em sua comunidade, onde já foi vice-presidente e tesoureiro da capela São Paulo Campo Novo, além de ter sido sócio fundador do CTG Osório Tatim e posteriormente patrão da mesma entidade.

Dentre as atividades presentes em sua propriedade está o fumo, leite, erva-mate, milho e suinocultura.  Osvaldo, optou por variar sua produtividade, por pode fazer um balanço. “Nós agricultores, muitas vezes ficamos na mão do clima. Tendo a propriedade diversificada e com técnicas específicas, enquanto uma atividade está em baixa a outra equilibra”, diz.

Atualmente sua produção tem sido de 1.700 arrobas de erva-mate por ano, 560 arrobas de fumo neste ano de 2021, 3 litros de leite/mês, 180 sacos de milho/ anos, além de produzir para consumo próprio como feijão, mandioca, saladas, porco, entre outros. Osvaldo destaca que muitas vezes a falta de maquinário e falta de estradas prejudicam um pouco a produção. “Durante todo o ano sempre enfrentamos diversas dificuldades, como estiagem, granizo, seca, mas mesmo assim, sou grato a Deus por viver da agricultura familiar, onde muitos dos nossos alimentos são produzidos por nós mesmos”, destacou.

Principais produtos Agrícolas do município:

Soja 44,1117%

Tabaco não manufaturado- 20,3349%

Lenha em qualquer estado- 16,0653%

Erva-mate- 4,868%

Bovinos- 4,5516%

Leite- 3,7769%

Suínos- 3,2819%

Milho-0,7939%

Entre outros.

Dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda de Fontoura Xavier.

 

Escrito por: Clic News

Compartilhe: