Especial Fontoura Xavier- 56 anos: A força do jovem na Terra do Pinhão

Publicado em: 6 de julho de 2021

De acordo com pesquisas realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), os jovens precisam estar na vanguarda das inovações e mudanças globais para que o mundo tenha sucesso no desenvolvimento sustentável das próximas gerações.

Nestes 56 anos de Fontoura Xavier, tem se percebido o papel da juventude no município que tem inovado e investido na cidade. A juventude Fontourense é considerada forte, destemida, disposta a se aventurar em novos mares e encarar desafios para chegar onde deseja.

Diversos jovens Fontourenses buscaram a formação em Universidades em grandes cidades e retornaram para seu município, ou buscaram qualificar-se para fornecer seus trabalhos em seu local de origem.

De acordo com o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fontoura Xavier, Clóvis Carlos Arend, o município tem um potencial gigantesco para qualquer área. Para ele, a qualificação é de extrema importância para que um profissional tenha sucesso. “Os jovens são o futuro da nossa cidade. Oportunidades existes, basta o jovem se qualificar e ter garra para enfrentar todos os desafios”, pontua.

O Portal ClicNews fez questão de contar a história de alguns desses jovens empreendedores:

Jociane Soliman Dias – Advogada, Pós Graduada em Direito Processual Penal.

Jociane Soliman Dias, não é fontourense, mas, criou raízes fortes na cidade. Mudou-se para Fontoura Xavier com apenas 12 anos de idade. “Fontoura Xavier representa o meu lar. É o local para onde me mudei com apenas 12 anos de idade acompanhando meus pais e, desde então, tem sido minha casa. Morei em outros lugares, mas nenhum deles me trouxe a tranquilidade que o nosso município me traz. Fiz amizades únicas, conheci pessoas que muito me ensinaram e agregaram na minha vida”, pontua.

A a formou-se na Universidade de Passo Fundo. Atualmente, possui seu escritório na Avenida 25 de Abril, ao lado do Posto de Saúde Central, em anexo a Agro Comercial Raízes. Jociane residia em Fontoura Xavier e se deslocava diariamente para Passo Fundo em busca de sua formação. “De todas as dificuldades, o principal foi enfrentar o cansaço. A faculdade onde me formei é localizada em Passo Fundo, a viagem por si só era bastante cansativa”, pontua.

Em comemoração aos 56 anos de Fontoura Xavier, a profissional deixa um recado a todos os jovens Fontourenses. “Não desistam, embora tenham vontade. Vocês vão achar que não irão aguentar ou dar conta. Sempre que pensarem isso, pensem também que vocês precisam fazer mais aquele semestre. No próximo, pensem a mesma coisa. É clichê falar isso, mas é a realidade, o tempo passa voando e no fim das contas sentiremos falta de tudo”, finaliza.

Natália Catto Dartora – Engenheira Civil

Dentre um dos destaques de jovens que retornaram para o município de Fontoura Xavier, com certeza Natália é um destes destaques.

A Engenheira é Fontourense, e possui 29 anos de idade. Estudou na Univates e realizou seu intercâmbio na Faculdade de Engenharia de Porto (FEUP) Portugal e MBA em gerenciamento de obras, qualidade e desempenho da construção na Instituição de Ensino IPOG, de Porto Alegre.

É proprietária do Escritório de Engenharia- ND Engenharia, atuando no município desde 2016, buscando concretizar sonhos de clientes. O empreendimento fica localizado na Avenida Assis do Sul, nº 113, Vila Assis / Fontoura Xavier.

A profissional ressalta que seus grandes incentivadores são seus pais, que não mediram esforços para a realização de sua graduação, sempre motivando a estudar para alcançar seus sonhos. “Vi em Fontoura Xavier um nicho de mercado, uma oportunidade na carreira profissional devido à expansão e desenvolvimento do município. Os laços familiares e as amizades que cultivei, mesmo distante do município foi um incentivo a mais que me fizeram retornar”, ressalta Natália.

Ao falar sobre seu município de origem, a Engenheira ressalta alguns ponto importantes. “Para mim Fontoura Xavier, representa uma cidade próspera, acolhedora, de pessoas trabalhadoras e íntegras. A cidade que me acolheu, me dando oportunidade de crescimento pessoal e realizações profissionais. Ao sair de Fontoura Xavier, minha maior dificuldade foi estar distante de meus amigos e familiares”, diz.

A Engenheira deixa seu conselho a todos os jovens Fontourenses. “As vezes pensamos em desistir de algo que queremos devido os caminhos serem cheios de empecilhos e dificuldades, mas a vida é feita de desafios e devemos superar e acreditar em nosso potencial. Então busque, acredite e vai em frente, a vida é para ser vivida e a estagnação é inimiga do sucesso”, aconselha.

Nicóli  Rheinheimer – Nutricionista

Pela primeira vez desde seus 56 anos de Emancipação político-administrativa, o município de Fontoura Xavier conta com um consultório específico para nutrição. “Minha maior motivação foi empreender algo que Fontoura Xavier nunca havia tido antes, algo totalmente inovador e exclusivo”, comenta.

A profissional Nicóli Rheinheimer nasceu em 05/04/1993. Conquistou sua graduação na Universidade do Vale do Taquari – Univates, seu consultório particular é localizado na Avenida 25 de abril, número 870, Galeria São Francisco, Sala 201.

Para concluir sua graduação, a nutricionista precisou mudar-se do município de Fontoura Xavier, sua terra de origem. “Fontoura Xavier representa minha infância, minha família, cidade onde nasci e convivi por muitos anos. Minha maior dificuldade foi ir para uma cidade onde não conhecia quase ninguém, apenas um único familiar na cidade, onde você passeava na rua e não conhecia ninguém; totalmente diferente de morar em Fontoura Xavier, onde conheço grande parte das pessoas que aqui habitam”, ressalta.

Ao compartilhar sua vivência, Nicóli aproveita a oportunidade para aconselhar os jovens que iniciarão a vida acadêmica ou que buscam encontrar sua vocação. “Sigam em busca de seus sonhos, corram atrás! Busquem oferecer ao seu cliente o seu melhor! Não desistam em um primeiro momento, pois todo início é difícil e desafiador, mas é essencial persistir e mostrar ao mundo que você é diferenciado no que você faz!”, finaliza a nutricionista.

 

Edivan Arruda de Oliveira – Arquiteto e Urbanista

O Arquiteto e Urbanista, Edivan, tem 29 anos e  é formado pela  Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Está empreendendo em Fontoura Xavier, com seu escritório ARRUDA PROJETOS, localizado na Av. Jordão pinto, 2415.  Ele conta que em um primeiro momento não tinha o interesse de retornar, porém, com o amadurecimento pessoal e adquirindo maior conhecimento profissional, visualizou em Fontoura Xavier grande potencial de trabalho em sua área de atuação. “O que muitos encarariam como um retrocesso interpessoal – voltar e se estabelecer em uma cidade de menor porte como Fontoura Xavier – foi justamente o que tem me realizado e propiciado os primeiros passos de uma consolidação profissional, sem falar que com a tecnologia que dispomos hoje, consigo prestar serviços para diferentes cidades, de uma escala regional a interestadual. Assim, também, corroborando para maior visibilidade do nosso município”, conta.

Para Edivan, Fontoura Xavier representa um importante passo em sua consolidação profissional, bem como um lugar de acolhimento.  De acordo com ele, a cidade esbarra em certos vícios administrativos culturais – característicos de cidades desse porte – que acabam influenciando no crescimento socioeconômico do município. “Isso se reflete na arquitetura e urbanismo, contudo, como qualquer cultura, boa ou ruim, aos poucos vamos influenciando os pensamentos e construindo uma cidade melhor, que é o que almejo através do meu trabalho, pois é através da arquitetura e urbanismo conseguimos um crescimento ordenado, que se dá de forma a minimizar os impactos sociais, ambientais e econômicos dos lugares”, explica.

Edivan, foi para a capital aos 18 anos estudar e dentre os desafios encontrados foram a saudade da família e dos amigos. Ele aproveitou para deixar um conselho aos jovens fontourenses. “Acredito que é algo que deve ser refletido, sem pressão, tão pouco se comparar com terceiros. Cada indivíduo tem seu tempo e singularidades, contudo, deve-se ter em mente que os estudos são uma grande ferramenta de transformação pessoal, que depende unicamente de nós. Devemos ter sempre a vontade de querer descobrir e evoluir para criar um futuro melhor. Acredito que todos temos os mesmos potenciais, porém devemos descobrir qual a área que nos identificamos mais, onde poderemos desenvolver maiores aptidões. Enfim, o que nos moverá a querer fazer mais e do melhor para o crescimento pessoal e profissional”, finalizou.

 

 

 

 

 

 

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: