Especial Dia do Agricultor: Conheça a história da Gislaine de Oliveira Piacentini

Publicado em: 25 de julho de 2023

Comemoramos no dia 28 de julho o Dia do Agricultor, durante os próximos dias contaremos histórias de pessoas que vivem no meio rural e contribuem para que essa profissão se fortaleça ainda mais.

Hoje convidamos a agricultora Gislaine de Oliveira Piacentini, Gislaine tem 39 anos, é casada faz 11 anos com seu marido Vinícius Casagrande Faller. Juntos tiveram duas filhas, a Valentina que tem 9 anos e a Angelina com 3 anos. Natural da capital dos gaúchos, Porto Alegre, Gislaine cresceu, estudou Administração de Empresas e trabalhou. Conheceu seu marido em uma das suas vindas para Fontoura, como ela tem parentes aqui no município, facilitava o encontro dos dois, pois o Vinícius é fontourense.

Em parceria com seu marido, o casal administra uma propriedade rural onde se produz grãos no inverno e verão, também criam e comercializam ovinos e, recentemente, implantaram uma unidade de armazenamento e beneficiamento. Ela conta que logo quando assumiram a propriedade, foi somente os dois para trabalhar com as lavouras e também montar toda a infraestrutura necessária na localidade.  Então, na agricultura ela o ajudava no plantio, monitorando a plantadeira, nas colheitas pilotava a colheitadeira e ajudava a carregar os caminhões. Porém, atualmente, as atividades atuais dela estão focadas para a gestão do negócio, desse modo, é responsável pelos planejamentos das safras, negociação e compra de insumos, administração da parte financeira. No ramo da pecuária, é responsável pelos manejos dos animais, no sentido de garantir que estejam saudáveis e com qualidade. Nos relatou que aprendeu tudo com o seu marido, ele sempre incentivou ela seguir esse caminho, para que juntos crescessem e pudessem ter uma vida melhor.

“Acredito no grande potencial que as mulheres possuem. A mulher é mais detalhista, mais cuidadosa, mais organizada, possui mais interesse no desenvolvimento intelectual e somado com a força e a garra, não tem como não terem sucesso no meio rural, basta ter a certeza de que os desejos são possíveis quando se quer de verdade. Além disso, tenho presenciado a participação de muitas mulheres em eventos relacionados ao agronegócio e muitas mulheres profissionais do agro transmitindo suas opiniões e conhecimentos em mídias respeitadas. Ou seja, a mulher tem um espaço enorme no meio rural e a participação feminina nessa área tem a tendência de crescimento.” – Detalha Gislaine sobe o futuro da mulher na agricultura.

Questionada sobre as suas filhas se interessarem pela lida, Gislaine afirma que as meninas são admiradas pelo trabalho realizado pelos seus pais, dizem para eles que quando maiores vão cuidar das lavouras e dos animais. Elas ficam entusiasmadas com cada animal que nasce na propriedade, tem o sonho de no futuro adquirirem tratores rosas. “Poder ter minha família e criar as minhas filhas no meio rural é algo que não consigo mensurar o quanto me torna realizada, pois aqui posso garantir segurança e qualidade de vida não apenas para elas, mas para mim também.” – Menciona Gislaine.

Gislaine acredita que mercado agropecuário pode seguir sendo líder dentre os setores da economia, trazendo boas possibilidades para os produtores em geral continuarem a apostar e investir no campo, garantindo a permanência com qualidade de bons profissionais nas propriedades rurais, produções cada vez mais sustentáveis, visando a redução de perdas de alimentos e um melhor uso e conservação dos recursos naturais.

“Os desafios são enormes na atividade agropecuária, é necessário sempre estar em estado de alerta, afinal é uma empresa ‘a céu aberto’. O clima é um dos fatores que mais afeta toda a produção, seja ela de grãos ou de animais. As políticas econômicas também influenciam bastante todo o negócio, e é preciso cautela para agir no momento certo para uma negociação de venda de uma produção ou a compra de insumos, pois os valores mudam diariamente. As alegrias e orgulho acontecem quando se olha para o passado e se percebe tudo o que foi realizado e construído em poucos anos, nunca foi fácil e nada vem de forma mágica, mas tudo o que planejamos está sendo conquistado através de muito empenho, trabalho e persistência.” Finaliza a agricultora referente aos desafios e sentimento de orgulho sentidos em realizar a prática agrícola.

 

Escrito por: Jemily dos Santos Rodrigues / Clic News

Compartilhe: