Especial Dia do Agricultor: Conheça a história da Ana Caroline de Menezes

Publicado em: 25 de julho de 2023

Comemoramos no dia 28 de julho o Dia do Agricultor, durante os próximos dias contaremos histórias de pessoas que vivem no meio rural e contribuem para que essa profissão se fortaleça ainda mais.

Ana Caroline de Menezes, tem 32 anos, é casada e tem um filho chamado Alisson. Ana é engenheira-agrônoma, empresária e agricultura. Ela destaca que sempre aprendeu tudo com seus avós, acompanhava eles desde pequena na agricultura e isso fez ela cada dia mais gostar da lida. Seu avô foi seu maior incentivador, Ana procurou a faculdade de Agronomia por incentivo de seu avô. Sempre ajudou colher e plantar nas lavouras de sua família, aprendeu a partir daí reconhecer o trabalho realizado pelos agricultores e admirar a sua luta constante.

A fonte de renda financeira principal era a agricultura, todos viviam na base dela e se sustentavam por ela. Hoje em dia os pais de Ana trabalham na agricultura familiar, com uma propriedade um pouco menor e concentrada no plantio de morango e uvas, também criação de ovelhas, mantendo a diversidade da propriedade.

A Engenheira conta que os seus clientes do escritório, na topografia e no georreferenciamento, 90% são agricultores. Então o contato com o campo é considerado muito próximo, não somente na propriedade familiar, mas também Ana tem contato com várias áreas agrícolas e aprende todos os dias com as experiências passadas dos seus clientes. Ela vê as dificuldades enfrentadas dos agricultores, principalmente em tempo de estiagem ou muita chuva, momentos esses negativos para o agricultor, pois causam grandes prejuízos nas lavouras, refere-se também ao aumento dos valores de insumos necessário para o plantio de uma lavoura e para obter uma boa produtividade, que gera grandes os custos.

“Acho que a agricultura é a parte mais forte do nosso país, hoje se volta muito pouco o olhar para o agricultor, o agricultor era visto muitas vezes por ser apenas uma pessoa que trazia o alimento. Atualmente o agricultor ele é visto como empreendedor, ele é visto como um empresário, então hoje o agricultor não somente os grandes, mas os pequenos agricultores também merecem mais atenção e todo o nosso respeito. No presente pode se dizer que o agricultor ele é um lutador, porque ele luta todos os dias, ele luta contra o aumento dos preços das suas necessidades agrícolas, contra o preço dos adubos, das sementes entre outros. Os jovens na agricultura são pouco valorizados, e nisso as propriedades rurais estão sendo abandonadas, deixadas de lado, acabam se direcionando para a cidade. A segurança é uma das partes principais, vemos poucas pessoas morando no interior do que a gente via anos atrás, então a dificuldade é muito grande de manter as pessoas morando no interior. Se tem muitas dificuldades morando no campo, dependendo da agricultura, se manter e se sustentar não é nada fácil, pois pode acontecer uma seca e você perder tudo, como pode também acontecer chuvas fortes e acabar com muita coisa, viver no interior é uma luta diária. O agricultor não tem sábado, não tem domingo e nem feriado, todos os dias ele precisa acordar cedo e correr atrás do seu sustento. ” – Relata Ana.

Ana pretende passar tudo isso para o seu filho, a questão de ser uma pessoa lutadora aprende muito na agricultura. Ensinar a ele que hoje pode não estar tudo bem, mas amanhã é outro dia e pode melhorar a situação, porque a agricultura tem muito disso.

“Acredito que muitos agricultores têm orgulho de serem agricultores, por justamente levar o alimento para as pessoas, eles veem que infelizmente são pouco valorizados, mas isso não irá impedir de eles próprios sentirem orgulho de si. “- Menciona Ana.

A agricultora declara que trabalhar com agricultores é de fato satisfatório, pois são pessoas simples e que entendem muitas coisas, além de sempre terem um conhecimento para repassar aos mais novos.

Escrito por: Jemily dos Santos Rodrigues / Clic News

Compartilhe: