Especial Dia do Agricultor: Conheça a história da 1° Princesa Rural Sereni Elias

Publicado em: 28 de julho de 2023

Comemoramos no dia 28 de julho o Dia do Agricultor, durante os próximos dias contaremos histórias de pessoas que vivem no meio rural e contribuem para que essa profissão se fortaleça ainda mais.

Sereni Elias de Oliveira Maciel, tem 65 anos, é casada, é mãe de quatro filhos e reside na localidade da Picada Silveira. A maior alegria dela é colher o que planta na sua propriedade, poder dar um pouco do seu para algum vizinho que não tem ou que perdeu na sua plantação, presentear os filhos com o que ela planta. “A minha alegria está na horta plantando todos os tipos de legumes e verduras, ver eles crescerem e repartir com quem eu gosto.” – Conta Sereni.

A agricultora frisa que deve melhorar os recursos da irrigação e deve ter o controle das doenças e pragas que aparecem nas plantações, a fim de não ter percas muito grandes. Acredita também que os agricultores para ter uma boa safra, precisam ter um planejamento bom e eficiente.

Ela pensa que no futuro pode diminuir a quantidade de mulheres na agricultura, pois as meninas de hoje em dia não procuram tanto a agricultura como antigamente, ainda vai ter algumas, mas infelizmente serão poucas.

“A minha ligação com a agricultura começou quando eu tinha 13 anos e sempre trabalhei com os meus pais, tenho o estudo até a quinta série, naquela época o estudo era muito pouco né. Tive alegrias e tristezas na minha vida, mas eu gosto muito de trabalhar na agricultura, eu valorizo as minhas companheiras de agricultoras porque são todas batalhadoras. Trabalhei muito na agricultura no tempo que era nova, hoje em dia eu trabalho pouco, mas ainda continuo o pouco que posso. Eu planto e cuido das minhas plantinhas, ajudo colher milho, cuidar das galinhas e dos porcos quando a gente tem, eu tinha vaca de leite, mas agora não tenho mais. ” – Finaliza a agricultora.

 

Escrito por: Jemily dos Santos Rodrigues / Clic News

Compartilhe: