Escolas estaduais se preparam para receber os alunos a partir de segunda-feira, dia 3

Publicado em: 30 de abril de 2021

O acolhimento aos estudantes da rede para o retorno às aulas presenciais já vem sendo planejado há muitos meses pelas equipes diretivas das escolas do Estado. Nos últimos dias, foi intensificada a preparação para deixar tudo em ordem a fim de recepcionar os estudantes a partir da próxima segunda-feira, 3, quando iniciam as aulas dos anos iniciais (confira o calendário abaixo). O modelo de ensino será híbrido, com aulas presenciais e também remotas. A carga horária diária para o Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.

Perante tantos desafios impostos pela pandemia, entre eles o distanciamento social, o retorno presencial vem sendo aguardado por muitos estudantes, que estão ansiosos pelo retorno. Na Escola Estadual de Ensino Médio Tomás Garcia da Costa, de Lagoão (25ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE), que atende um total de 346 alunos, a previsão é de que 214 retornem às aulas presenciais, sendo estes dos ensinos Fundamental e Médio. A diretora, Dagmar Dias, conta que a escola vem se preparando desde o mês de março para receber os alunos em segurança. “O retorno às aulas presenciais coloca diversos desafios para os gestores, professores, famílias e, especialmente, nossos alunos. Nesse instante, uma das palavras para o momento de volta às aulas é acolhimento”, explicou.

Reaprender a conviver no ambiente escolar certamente não será uma tarefa fácil. Agora, o aluno que chega à escola, usando máscara, obrigatoriamente, irá encontrar álcool em gel logo na entrada, será feita a aferição de temperatura além de manter o distanciamento, conforme determinado nos protocolos sanitários que foram criados para tornar esse retorno presencial possível. A escola de Ensino Fundamental Esther Schroeder, de Santo Ângelo (14ª CRE), é mais uma da rede estadual que está seguindo à risca todos os protocolos de saúde. “Distribuímos os materiais de higienização por todo o ambiente escolar. Álcool em gel, tapetes sanitizantes, sabonete líquido, papel toalha… tudo preparado e sinalizado por cartazes ilustrativos e informativos em relação aos cuidados e sintomas da Covid-19”, ressalta a diretora Rubia Glass, que lembra que as salas de aula estão equipadas com computadores com acesso à internet para que os professores utilizem seu material desenvolvido também para as aulas online.

Por mais que as aulas exclusivamente remotas tenham cumprido um papel importante ao longo da pandemia, nada substitui a aula presencial, como conta a diretora Denise Guerra, da escola Alceu Carvalho, de Santiago (35ª CRE). “Existe sim, uma preocupação quanto a este momento em que estamos vivendo, mas estamos nos organizando para receber nossos funcionários e alunos com segurança. Adaptamos espaços de acordo com os protocolos. O mais importante é a ajuda das famílias, na nossa escola, buscamos a comunicação com as famílias e o apoio deles. Contamos que eles orientem seus filhos quanto aos cuidados”, explicou.

 

CALENDÁRIO DE RETORNO PARA AS AULAS PRESENCIAIS NA REDE ESTADUAL

• Até 30/4 – Organização das escolas
• 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
• 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13/5 – Ensino Técnico e Curso Normal

Calendário para escolas com somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais:

• 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
• 5/5 – Aulas presenciais

FONTOURA XAVIER

INSTITUTO ESTADUAL ERNESTO FERREIRA MAIA

Retorno escalonado – maio/2021

Educação Infantil – 03/05

G1 – segunda-feira – presencial

G2 – terça-feira – on line

G3 – quarta-feira – presencial

G4 – quinta-feira – on line

Meet – terça e quinta, no mesmo horário que já está sendo trabalhado

Anos Iniciais (1º11, 1º12, 2º21, 2º22) – 03/05

G1 – segunda e quarta – presencial

G2 – terça e quinta – on line

Ed Física – na sexta-feira, pelo Meet

Anos Iniciais (3º31, 3º32, 4º41) – 06/05

G1 – terça e quinta –

G2 – quarta e sexta –

Ed Física – na segunda-feira, pelo Meet

Anos Iniciais (4º42, 5º51, 5º52) – 06/05

G1 – segunda e quinta

G2 – quarta e sexta

Ed Física – na terça-feira, pelo Meet

Anos Finais (de 6º ao 9º) – 10/05

G1 – semana de 10 à 14/05

G2 – semana de 17 à 21/05

G3 – semana de 24/05 à 28/06

Ensino Médio e Curso Normal (diurno e noturno) – 17/05

G1 – semana de 17 à 21/05

G2 – semana de 24 à 28/05

G3 – semana de 31/05 à 04/06

Escrito por: Clic News/ ASCOM Governo do Estado do RS

Compartilhe: