Escola Estadual Getúlio Vargas busca captar novos alunos

Publicado em: 25 de janeiro de 2021

A Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas, localizado na Comunidade do Três Pinheiros em Fontoura Xavier, desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento integral de seus alunos. Além de obter ensino fundamental, o aluno que cursa o ensino médio conclui seus estudos pronto para o Mercado de trabalho possuindo um diploma técnico. Porém a escola passa por uma baixa procura de alunos e toma a iniciativa de captação de novos alunos.

O  Diretor da Escola, Lázaro Brum , busca parcerias para organizar novas propostas e para atrair novos alunos com o objetivo de que a escola tenha continuidade no município. Na última semana, ele esteve em reunião com o Poder Legislativo, que também contou com a participação da secretária de Agricultura, e também na manhã desta segunda-feira (25) esteve conversando com o Prefeito Luis Armando Taffarel, Vice-prefeito Paulo Quevedo, sua equipe e a Secretária de Educação, Laudete Bortoncello.

Na oportunidade várias propostas foram colocadas em pauta, algumas delas foram o zoneamento, que seria organizar algumas comunidades em que os alunos que saem para estudar na Escola Ernesto no centro, após concluir o ensino fundamental pudessem ir diretamente para a escola Getúlio Vargas. Outra proposta também é propor uma reunião com os pais nas escolas do interior. Reativação do internato e municipalização da escola, pensando alternativas para que a comunidade não saia no prejuízo com a perda da escola.

Atualmente a escola passou por diversas reformas, investimentos e adequações.  A Escola atende alunos do 1º ao 5º ano de forma multisseriada que totalizam 22 anos  do 6º ao 9º ano totalizando 37 alunos; por isso a preocupação da gestão.  De acordo com o Diretor, Lázaro Brum, o objetivo é de mostrar a importância e a relevância que esta escola tem para Fontoura Xavier. “As pessoas estão indo embora do interior, e ter uma escola Técnica Agrícola da cidade é uma oportunidade única. A procura por técnicos é imensa. Aqui o aluno sai apto para fazer estufa de morango, de alface, tomate, verduras ou estufas em geral. Há diversos campos de trabalho para desenvolvimento de atuação destes jovens. A taxa de desemprego está cada vez maior, o que significa que aqui é uma oportunidade. A nossa preocupação enquanto gestor, a qual encerro este ano, é de até o último dia  dar meu melhor em prol das crianças, adolescentes e jovens. Não pretendo concorrer a direção novamente, mas quando a escola estava praticamente abandonada nos reunimos, fizemos um equipe nova de direção e fomos atrás de parceiros e recursos financeiros. Independente de partido político a nossa bandeira é a educação. Levantamos a escola e hoje ela se encontra em perfeito estado, a qual está aberta para visitações”. disse.

A escola será uma das mais equipadas da região.  Com os investimentos feitos contará com 30 notebooks para o laboratório de informática, todos os setores da escola informatizados com computadores novos. Energia solar, três estufas, caminhonete própria, Televisores de 62 polegadas nas salas do técnico e diversos equipamentos dentro da área agrícola.

Os alunos que estudam na Escola saem com diploma de técnico agrícola e habilitados para o mercado de trabalho. A escola possui uma estrutura ampla com equipamentos adequados para melhor explorar a área agrícola. Além disso, a área de esportes foi toda reformulada com quadra, campo de futebol sete, futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo, jogos de mesa, como flaflu, pingpong. “Nossa escola tem uma estrutura de primeiro mundo, mas a nossa preocupação maior é o número de alunos. Independente da escola ser estadual ou não, ela fica dentro do município de Fontoura Xavier e hoje podemos contar com a participação de todo o Poder Público municipal, porque sozinho a caminhada acaba de tornando um pouco complexa”, conclui.

A secretária da Educação, Laudete Bortoncello ressalta o importante papel desta instituição para o município. “A escola tem uma estrutura maravilhosa. Neste primeiro momento vamos visitar todas as comunidades, vamos apresentar a escola, ouvir os pais e apresentar as propostas. Vamos ajudar na captação de novos alunos”, finalizou.

O Diretor convida para quem desejar conhecer a infraestrutura da escola. “Meu conselho é, reflita sua ação agora no presente, pois elas irão refletir no seu futuro, o que pode ser de forma positiva ou de forma negativa. A nossa escola está de portas abertas para mostrar o que de melhor há. Estamos de segunda a sexta até fevereiro. Invista no futuro do seu filho”, finalizou.

As aulas estão previstas para iniciar no dia 03 de março para a equipe de professores e gestão e para os alunos dia 08 de março.

 

Escrito por: Clic News

Compartilhe: