Escassez de água preocupa autoridades e moradores de Fontoura Xavier

Publicado em: 4 de janeiro de 2022

Com a falta de chuva no Rio Grande do Sul, o município de Fontoura Xavier declarou situação de emergência ainda no mês de dezembro. A estiagem tem preocupado autoridades e toda a população do município localizado ao Norte do estado.

Consequentemente, com o longo período de estiagem nas comunidade rurais, fontes de água potável estão completamente secas. Desde o início do mês de outubro o município não conta com chuvas volumosas.

A chuva retornou lentamente ao município logo no início do ano de 2022, entretanto, a falta de água ainda é realidade.

Através das Secretarias de Obras e Agricultura, algumas medidas estão sendo executadas como forma de amenizar o problema que se assola por toda a extensão territorial do município.

A Administração Municipal estima que cerca de 16 poços artesianos são necessários. “Estamos buscando formas de auxiliar nossos agricultores em tudo que estiver ao nosso alcance. A situação é delicada e muito preocupante”, pontua o prefeito municipal, Luiz Armando Taffarel.

A falta de chuva também prejudica agricultores e pecuaristas do município. A estimativa da Secretaria da Agricultura, chefiada pela Secretária Adriéli Gerevini, é de que a perca atinja cerca de 90% das plantações no município. “Nossa preocupação é principalmente com a disponibilização de água potável para os fontourenses”, frisa.

Como forma de auxiliar os munícipes, a Secretaria da Agricultura está distribuindo caixas d’água para armazenamento de água para consumo humano e mangueiras para puxar água para os animais. “Ainda, estão sendo disponibilizados encanamentos para poços artesianos perfurados em algumas comunidades do município”, enfatiza Adriéli.

Outros serviços como abertura de bebedouros para animais e limpeza de fontes estão sendo executados pela Pasta.

O Secretário de Obras, Nelin Quevedo, ressalta sua preocupação com o aumento significativo diário de famílias sem água potável. “Estamos trabalhando diariamente em busca de solucionar ou amenizar os problemas com a falta de água. Todo o maquinário está sendo destinado para abrir novas fontes e transportar água para as comunidades do município. A estimativa é de que nas próximas semanas um caminhão pipa chegue ao município. O mesmo será essencial na distribuição de água potável para os agricultores”, finaliza o Secretário.

 

Escrito por: ClicNews / Gabrieli Quevedo Moreira

Compartilhe: