Escassez de água no município de Fontoura Xavier

Publicado em: 23 de março de 2023

A falta de água já é uma realidade vivida por muitas pessoas no município de Fontoura Xavier e região, o principal motivo de acontecer isso é a falta de chuva, a demanda aumentou ainda mais no final do ano porque é o período onde mais pessoas ficam em casa e com isso utilizam muito mais água.

As consequências ficam ainda mais evidentes, a economia sofre com o menor número de alimentos circulando no mercado e com isso os preços ficam muito altos e a renda familiar diminui. A saúde dos munícipes também é prejudicada, pois não tem uma higiene feita da forma correta ou a água não vem bem tratada, e com isso as doenças aparecem como o caso da diarreia.

Segundo o Secretário da Agricultura, Armando Graff, na semana passada em Fontoura Xavier, a equipe da Secretaria de Agricultura percorreu mais de 620 km distribuindo água no interior do município. Em entrevista ao Clic News, o secretário trouxe a informação de que são distribuídas cerca de três cargas diárias, totalizando 29 mil litros de água só em um caminhão, o outro caminhão transporta em média de 20 a 30 mil litros de água diariamente. E só entre sexta a segunda-feira surgiram mais aproximadamente 50 famílias sem água, além de outras registradas antes.

O gestor, ainda questionado sobre a possibilidade de poços artesianos para poder diminuir a falta de água, diz que a prefeitura encaminhou os papéis referente a três poços artesianos que já estão perfurados, mas também procuram um poço particular para colocar bomba e arrumar toda a parte elétrica para o funcionamento do poço, localizado na linha Santa Catarina – Forqueta.

“O município está com foco total em levar água para a população, peço a compreensão de todos que precisam de serviço e está atrasado, o motivo do atraso é a água, que no momento é prioridade. Levar água para todos é a prioridade e os demais serviços vão se normalizar depois. Os caminhões de água estão levando água diariamente, e estamos estudando uma possibilidade de talvez mais caminhões. A Secretaria da Agricultura está fazendo a linha do Formigueiro e estuda colocar mais uma linha de água.” – Armando Ezequiel Andrade Graff – Secretário da Agricultura.

Ainda, o secretário salienta o alerta para a população que economize água, tenham paciência que o município está fazendo de tudo, juntamente com as Secretaria de Obras, Secretaria da Agricultura e Secretaria de Serviços Urbanos, para que juntos consigam restabelecer a água no município e que nenhuma família precise passar sede.

Escrito por: Jemily dos Santos Rodrigues

Compartilhe: