Equipe multiprofissional integrará “Projeto Prevenir é Viver”

Publicado em: 10 de fevereiro de 2021

Com o objetivo de construir redes de atenção e cuidado de forma estratégica de saúde para a família, uma equipe foi formada formada por profissionais de diferentes áreas. Durante esta semana, a equipe esteve reunida para discutir novas ações do Projeto Prevenir é Viver, implantado pela nova administração para atender a comunidade fontourense.

O projeto consiste em uma equipe que deverá prestar atendimento em todas as comunidades do município. A equipe de apoio é chamada Equipe Multiprofissional que dará apoio aos Profissionais da ESF (Estratégia da Saúde da Família), para construir redes de atenção e cuidado, de forma corresponsabilizada. O Projeto denominado “Prevenir é Viver” foi idealizado pela Doutora Nicelene Crespo e Coordenado pela Agente de Saúde Rejane.

De acordo com a Assistente Social, Zaiene Dias, a ideia do projeto é de levar a saúde até as comunidades com intuito de prevenir. “Estaremos levando assuntos de todas as áreas na saúde para que as pessoas possam prevenir, como alimentação, atividade física, cuidados com a saúde em geral. Já iniciamos algumas atividades e temos a certeza que dará muito resultado para a saúde de Fontoura Xavier”, disse.

A Equipe multiprofissional trabalha em busca de um único objetivo, um tratamento diferenciado, enxergando o paciente como um todo e proporcionando um atendimento humanizado.

A equipe será formada pelos seguintes profissionais:

  • Fisioterapeuta- Ariela Catto
  • Psicóloga- Joelma Borba
  • Nutricionista- Nicoli Rheinheimer
  • Assistente Social- Zaiene Dias
  • Fonoaudióloga- Jaine Brum
  • Médica- Nicelene Crespo
  • Educadora Física- Taísse Ébertz

De acordo com a Secretaria de Saúde, o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do projeto. Em equipe serão discutidas diversas opiniões e pontos de vista, tornando o projeto comunitário, ou seja, para todos. O projeto estará levando assuntos pertinentes às necessidades das comunidades, tais como, assuntos para gestantes, saúde da Mulher, saúde da criança, doenças crônicas, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), diabetes, 26dentre outros.

Serão visitadas pelo projeto, todas as comunidades do município. O atendimento será organizado pelas Agentes de Saúde. Todas as informações também serão repassadas pelas profissionais.

Destaca-se a importância de ter consigo o cartão do SUS e CPF, a cada vez que precisar dos atendimentos. “A partir do mês de março, não faremos mais atendimentos sem o cartão SUS e CPF. Os atendimentos sem identificação estão nos causando uma falta de inadimplência no sistema, se não registrarmos no sistema o atendimento, o município não recebe verbas”, enfatiza a Secretária de Saúde Clairê Chitolina.

 

 

Escrito por: Clic News

Compartilhe: