Equipe diretiva do IEEFM avalia primeiros dias de aula sem o uso do celular

Publicado em: 21 de fevereiro de 2025
Uma semana após o início do ano letivo na rede estadual de ensino, a equipe diretiva do Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia, através da pessoa de Luciana Chitolina Dartora, apresenta um parecer sobre como está sendo a adaptação dos alunos frente a Lei nº 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nas escolas públicas e privadas do Brasil, e está vigente desde 13 de janeiro de 2025.
A lei proíbe o uso desses aparelhos durante as aulas, o recreio ou intervalos entre as aulas, para todas as etapas da educação básica e tem trazido mudanças significativas e visíveis no comportamento e no cotidiano escolar.
De acordo com Luciana, os alunos têm aderido bem as novas regras dentro da instituição e não houve casos de relevância significativa em relação ao uso de aparelhos eletrônicos no período escolar. “Os nossos alunos têm se adaptado bem a essa nova realidade, e mesmo com o curto espaço de tempo em que eles tem convivido com essa lei, já podemos perceber grandes mudanças comportamentais no dia-a-dia escolar, principalmente no recreio, onde percebemos que os alunos voltaram a conversar entre eles e muitos tem procurado a equipe diretiva, perguntando sobre a possibilidade de terem acesso a mais atividades recreativas, como bolas para a prática de esportes, mesas de jogos e afins. Tudo isso nos traz a sensação de uma retomada de uma educação mais “humana”, onde existe a interação direta entre pessoas, sem a necessidade de uma conexão digital. No primeiro dia de aula, estivemos presentes em todas as salas, explicando para as turmas da importância de seguir as leis federais, e também reforçando que de fato, desta vez não se trata apenas de uma norma imposta pela própria escola, mas sim de uma Lei e como surpresa, percebemos que a maioria dos alunos entendeu super bem a situação, deixando seus celulares dentro das mochilas, no modo silencioso, mas inclusive, a maioria nem traz mais o aparelho para a escola”, comenta Luciana.
Ainda sobre a implementação da lei federal, Luciana comenta que na noite desta sexta-feira (21/02/2025), o Instituto Ernesto Ferreira Maia estará realizando uma reunião com os pais dos alunos, para explicar os termos da lei, os procedimentos que serão adotados pelo instituto no caso de não cumprimento da mesma por parte dos alunos e também, como serão feitas as aulas onde será necessário a utilização de equipamento eletrônico. “Queremos deixar os pais cientes de que tudo isso não se trata mais de apenas uma regra da escola, mas sim de uma lei e que é de extrema importância que a mesma seja cumprida. Também queremos explicar sobre a disposição que o instituto tem de chromebook’s e que os mesmos serão disponibilizados para as turmas conforme a necessidade dos professores”, finaliza Luciana.
A equipe diretiva do Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia se coloca a disposição dos pais e responsáveis para quais esclarecimentos que sejam necessários sobre este e outros assuntos referentes ao ano escolar de 2025.
Escrito por: O Clic