Equipe da Secretaria de Serviços Urbanos esclarece sobre relatos de “choques” no escorregador do Parquinho Municipal
Publicado em: 5 de agosto de 2021
Crianças do município de Fontoura Xavier relataram que após descer em escorregador de parquinho na Praça Central levaram choque. Preocupados com a situação, a Administração Municipal forneceu a comunidade algumas explicações, após averiguar rigorosamente o ambiente.
Na manhã desta quinta-feira (5), o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Carlos da Silva Brum, juntamente com o encarregado das instalações, Jonas da Rosa Vaz, estiveram averiguando as dependências do parquinho na praça central.
De acordo com o Secretário, a comunidade fontourenses está relatando que o parquinho está dando choque nas crianças. O equipamento fica na praça central, ao ar livre.
Conforme os relatos, os choques só estão sendo sentidos nas partes de plástico dos brinquedos.
O encarregado das instalações elétricas, Jonas da Rosa, explica que choque é um fenômeno natural e não tem relação com a rede de energia, ou seja, o choque que as crianças sentiram no brinquedo não possui relação com o sistema de energia elétrica.
De acordo com o técnico, trata-se de um fenômeno natural típico do período seco e frio. “Neste período de inverno as crianças usam roupas mais quentes como blusas de lã. O atrito entre o ar seco e essas superfícies, plásticas ou metálicas, faz com que haja um desequilíbrio eletrostático nessas superfícies. Em resumo, faz com que fiquem eletrizadas ou carregadas eletricamente”, explica.
Segundo Jonas, a descarga não oferece risco à saúde das crianças.
Escrito por: ClicNews