Encerrada primeira etapa do PISA no município

Publicado em: 18 de Julho de 2016

As famílias participantes do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários – PISA, participaram na última sexta-feira (15), do encerramento do primeiro curso do Programa. O PISA está sendo executado desde o mês de janeiro do ano passado com a participação de 20 produtores rurais das comunidades da Barra do Galvão, Barra do Dudulha e Coxilha São José.

         A primeira etapa do Programa consistiu em encontros de capacitação, consultoria e assistência técnica, onde foram trabalhados os cinco elementos do programa D-Olho na Qualidade: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, tendo como foco melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade.

         A próxima atividade do Programa será a participação dos produtores no 9º Encontro Nacional do PISA, que acontece no dia 1º de agosto em Gramado.

O segundo curso a ser desenvolvido dentro da programação do PISA tem como foco a capacitação de jovens de 15 a 25 anos, filhos de produtores participantes do projeto. No município o Programa está contando com a parceria da EMATER/ASCAR e do Sicredi.

 

Conheça o Programa

O PISA é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para difusão de tecnologias para a adequação do processo produtivo em propriedades rurais, visando a produção sustentável de alimentos seguros e de alta qualidade.

No Rio Grande do Sul, tornou-se um programa de capacitação continuada a produtores rurais, através de um arranjo institucional composto pela coordenação técnica exercida pelas universidades federais (UFPR/UFRGS), o Programa Juntos para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL) e os parceiros locais (EMATER, prefeituras, associações, sindicatos, indústria), além do MAPA. Em 2013, o PISA está completando “5 anos” de atividades a campo no RS.

Atualmente existem, no estado do RS, 575 propriedades participantes distribuídas em cinco projetos: PISA Missões (84), PISA Vale do Taquari (86), PISA Alto Uruguai (160), PISA Noroeste (107) e PISA Centro (138). A cada 30 dias, os produtores rurais interagem com a equipe técnica, coordenada pela SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, com encontros alternados entre consultorias individuais e dias de campo para cada grupo. São 25 grupos, que além da capacitação em produção integrada de sistemas agropecuários recebe cursos nas áreas de gestão financeira e gestão da qualidade, pelo SEBRAE-RS, e treinamentos em áreas técnicas específicas, oferecidos pelo SENAR-RS.

(Fonte: http://siabrasil.com.br)

 

Confira abaixo as fotos do encerramento do Curso e do antes e depois nas propriedades partipantes do Programa:

Escrito por:

Compartilhe: