Em projeto pioneiro, Língua Inglesa é implantada na Educação Infantil e Séries Iniciais de Fontoura Xavier

Publicado em: 19 de novembro de 2021

Com a finalidade de proporcionar o ensino-aprendizagem da língua inglesa de
forma inclusiva, a Administração Municipal de Fontoura Xavier acredita que o ensino da língua inglesa deve estar integrado ao sistema educacional na Educação Infantil e Séries Iniciais das escolas.

Este é um projeto piloto, que em primeiro momento foi ofertado para as crianças do Maternal III, da Emei João Pinheiro da Rosa , 1°,2°,3° e 4° anos da Escola CEM, Pré A e B, 1°,2° e 3° anos da Escola Municipal Felisberto Casagrande. Se os resultados forem positivos, há perspectiva de que já no próximo ano letivo, mais turmas e escolas sejam contempladas, com intuito de implantar na grade curricular.

De acordo com a Secretária da Educação, Laudete Bortoncello Nunes, ensinar inglês para crianças é extremamente benéfico, ainda mais em um mundo onde essa língua é utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento.

A Secretária ainda ressalta que apresentar um novo idioma à criança nessa idade pode contribuir para a aprendizagem de outros conteúdos. Há também maior chance de ele falar sem sotaque, já que as estruturas nervosas básicas ainda estão em formação. “As crianças são pequenos gênios e quando são expostas a outras línguas estrangeiras, recebem a  oportunidade de exploração da capacidade natural de ouvir e distinguir os mais variados sons e assim, compreender o que estão ouvindo”, frisa.

As aulas serão ministradas pela professora Edinara Dasmaciel Vedi, graduada em Letras, Português e Inglês pela Universidade de Passo Fundo, pós-graduada em neuropsicopedagogia.

Edinara explica que desde os primeiros meses de idade, um bebê tem um circuito neural voltado à compreensão da linguagem, o que lhe permite adquirir os primeiros mecanismos de sua língua materna. Na faixa entre 6 meses e 4 anos, há uma janela cerebral nas crianças. Isso significa que os circuitos de linguagem estão se formando. Os neurônios, se devidamente estimulados, fazem novas conexões e especializações.

A profissional pontua a importância da introdução da Língua Inglesa. “Por aprenderem de forma lúdica e dinâmica, muitas vezes as crianças nem percebem que estão estudando inglês. Ao participarem ativamente das aulas por meio de jogos interativos, brincadeiras desafiadoras, diálogos entre colegas, músicas, danças e dramatizações, os alunos são estimulados a serem protagonistas de seu aprendizado. As atividades desenvolvidas levam
em consideração a realidade da criança, como a faixa etária, o conhecimento prévio, além da sua rotina e suas relações pessoais. Desse modo, elas vivenciam de forma concreta e utilizam a língua inglesa de forma autêntica, o que garante um aprendizado real e significativo. Cada criança tem um jeito único de ser, mas o que todas têm em comum é uma extrema capacidade de aprender”, diz

As crianças não serão avaliadas durante as aulas de inglês. “Na Educação Infantil é evidente que o ensino de língua inglesa não visa a aquisição de
conhecimentos gramaticais, por exemplo, e nem avaliará o aluno por meio de uma prova escrita e individual, com o foco de se obter uma nota. A meta a ser adquirida nesta fase é ingressar o discente num mundo de descobertas, animando o estudante a se comunicar de maneira mais lúdica no idioma de estudo”, finaliza Edinara.

O projeto é pioneiro na Rede Municipal de Fontoura Xavier. As aulas iniciaram na última semana, para adaptação, e serão intensificadas no ano de 2022.

Escrito por: Clic News / Gabrieli Quevedo Moreira

Compartilhe: