EducaKombi: Seduc lança Kombi itinerante de livros

Publicado em: 4 de abril de 2019

Uma Kombi em desuso acaba de virar uma biblioteca ambulante e toda colorida. A proposta de levar literatura e contação de histórias, sobre rodas, a todos os cantos do RS, é da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e ganhou a parceria do artista urbano Lucas Anão e de estudantes do 6º ao 9º ano da Escola de Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis (Jardim Floresta). Durante a tarde da última quarta-feira, 27, eles grafitaram a lataria da Kombi, conhecida agora como EducaKombi, além de uma estante que servirá de biblioteca.

Os stencil (moldes) e as tintas coloridas dos sprays manifestam tudo o que os alunos entendem por Educação: amor, sabedoria, coragem, respeito, etc. Tudo isso e muitos desenhos que expressam seus desejos por uma educação de qualidade estão expostos no veículo, antes branco e sem brilho. Os bancos do automóvel darão lugar a prateleiras no próximo passo do projeto que, em breve, passará a circular por escolas e eventos de literatura por todo o RS.

Novidade

Quem visita a Seduc, agora pode se deparar com um antigo armário também grafitado em seu hall de entrada. De cara nova, ele servirá de biblioteca aos visitantes. “Desde os primeiros dias da atual gestão, pensamos em criar espaços que possam integrar o nosso público e também dar um pouco mais de vida ao lugar”, comentou o secretário da Educação, Faisal Karam.

Grafite faz parte da Educação

A Aurélio Reis, escolhida para integrar o projeto, atende em Tempo Integral e os estudantes já trabalham desde o início do ano sobre a importância da arte e da leitura reunidas. O artista urbano, Lucas Anão, 37 anos é ex-estudante da rede estadual de ensino e desenvolve em escolas seu trabalho com o intuito de apresentar o poder transformador do grafite aos jovens.

Escrito por:

Compartilhe: