Eduardo Leite fala sobre aquisição de vacinas

Publicado em: 8 de dezembro de 2020

Na tarde desta terça-feira (08/12), o governador Eduardo Leite pronunciou-se ao vivo referente ao plano de vacinação Covid-19 no Rio Grande do Sul. Durante a manhã, governadores de diversos Estados reuniram-se com o Ministério da Saúde.

Leite declarou que durante a reunião, foi anunciado que a vacina Oxford já está com o contrato firmado com o Brasil. “Serão 100 milhões de doses para o país no primeiro semestre de 2021, distribuídas a cada mês”, explicou.
“A vacina Oxford e a SinoVac, serão as aplicadas. Ambas estão aguardando liberação da Anvisa até o final do mês de dezembro. Sendo assim, a responsabilidade da vacinação é toda da Anvisa. Portanto, os cuidados estão sendo redobrados, embora a “ansiedade” de toda a população seja muito grande”, declarou o governador.

Durante a transmissão a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, relatou que ainda não se sabe quantas doses serão destinadas ao Estado do Rio Grande do Sul. A equipe técnica do Programa Estadual de Imunizações, da Divisão de Epidemiologia do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), está organizando e adequando a estrutura da rede de frio para armazenagem e distribuição das doses. A partir da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADi), com sede em Porto Alegre, as vacinas serão entregues às Centrais de Frio das 18 Regionais de Saúde e em 308 câmaras de conservação de municípios com até 100 mil habitantes.
Para a aquisição de 10 milhões de seringas que possivelmente serão utilizadas na aplicação da vacina contra a Covid-19 (seringa 3ml 25×6) já foi publicada a ata de processo de abertura. A SES tem 4.205.500 unidades em estoque.

O Governador relatou diversas vezes em seu pronunciamento que aguardará a liberação da Anvisa para começar a vacinação nos gaúchos.
“É importante ser dito a todos, o vírus circula fortemente entre nós, cada vez mais forte. Portanto os cuidados devem ser redobrados, nossos leitos de UTI’s já estão com mais de 80% de ocupação e na rede privada já estão completamente lotados. Salientamos a população que cumpra as medidas de prevenção, use máscara e tenha sempre o álcool em gel junto de si. Vamos evitar que haja mais contaminação de pessoas”, encerrou o governador.

Escrito por: Gabrieli Quevedo Moreira / Clic News

Compartilhe: