Doutora Nicelene Crespo explica depressão e ansiedade

Publicado em: 1 de outubro de 2021
Depressão x Ansiedade
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história, esse tema não deve ser abordado somente durante o mês de setembro, mas sim todos os dias.
O município de Fontoura Xavier conta com a médica Nicelene Crespo, que atende nas ESF’s do município. Em uma entrevista, o Portal ClicNews conversou com a médica sobre um importante tema: DEPRESSÃO.
Nicelene ressaltou que a depressão é caracterizada por humor depressivo e/ou anedonia associados a outros sintomas, como por exemplo: a diminuição da energia, fadiga, lentidão psicomotora, pensamentos e sentimentos negativos, alteração do sono e peso.
A Médica explicou as quatro principais causas da depressão. Confira:
- Genética: Aumenta as chances do paciente desenvolver depressão de 30% a 70%
- Eventos estressores: Como por exemplo: perda na infância, negligência na infância, abuso físico e sexual, estresse diário e privação do sono.
- Atividades e substâncias tóxicas: Alimentos infamatórios, como açúcar e carboidratos. Sedentarismo; Medicamentos: alguns medicamentos como corticoide pode levar a depressão; Álcool; Drogas; Deficiência de vitaminas e deficiência de alguns hormônios;
- Alterações Cerebrais: Uma das principais causas de depressão. Trata-se da diminuição da conexão dos neurônios e alteração dos neurotransmissores.
- Diminuição da serotonina (neurotransmissor) – Deixará a pessoa mais sensível à crítica e frustrações.
- Diminuição da noradrenalina (neurotransmissor) – Baixa energia, diminuição da motivação e aumento da sensibilidade a dor.
- Diminuição da dopamina (neurotransmissor) – Baixa concentração, baixa motivação e diminuição dos prazeres nas atividades
Tratamento
Ao falar sobre tratamentos, Nicelene frisa que para quadros de depressão o tratamento farmacológico e não-farmacológico são indispensáveis.
O tratamento envolve atividades físicas, terapia psicocomportamental e tratamento medicamentoso.
Medicamento
A médica explica que os medicamentos auxiliam a nivelar os níveis de noradrenalina, dopamina e serotonina. O tratamento através de medicamentos é recomendado de 6 a 9 meses, com acompanhamento regular.
A depressão é um transtorno comum, mas sério, que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. “Um importante dado, é que 7 a 10 pessoas que possuem depressão apresentam melhora total e os demais apresentam uma melhora significativa com os tratamentos, ou seja, a depressão precisa ser tratada, pois ela possui “cura”, diz.
Transtorno de ansiedade
A Médica explica que assim como a depressão, o transtorno de ansiedade não possui apenas uma causa e sim diversos fatores que englobam a alteração dos neurotransmissores serotonina e noradrenalina. Genética e fatores psicossociais também são algumas das causas.
Nicelene pontua que há diversos tipos de transtornos, entretanto, um deles em específico foi abordado pela profissional:
Transtorno de Ansiedade Generalizado
De acordo com a profissional, a principal queixa do transtorno de ansiedade generalizado é o medo desproporcional a situações temidas. “A pessoa pode apresentar tensão excessiva, dificuldade para relaxar e nervosismo, ou seja, a pessoa fica em estado de alerta constante. Pode apresentar cansaço mental, contração muscular, ranger dos dentes, dificuldade de concentração, pensamento acelerado, insônia”, explica.
Pode estar presentes sintomas somáticos, como tremores, sudorese, palpitação e até mesmo ataques de pânico. “Lembrando que os dois transtornos podem ser observados na população infantil. O tratamento consiste em terapia cognitiva comportamental e medicamentos”, ressalta Nicelene
Por fim, a profissional frisa a importância de observar o comportamento logo no início. “Fiquem atentos aos sintomas, e embora à correria do dia-a-dia, observem a si mesmo. É muito importante ressaltar que não se pode esperar para buscar atendimento médico, pois os sintomas podem se agravar”, finaliza.
Fonte: DMS5
Escrito por: ClicNews