Diagnóstico positivo para raiva em Mormaço

Publicado em: 22 de julho de 2024

Por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), na manhã da última quinta-feira (18/07), recebeu a confirmação do diagnóstico positivo para Raiva Herbívora em um refúgio ainda de procedência desconhecida no município de Mormaço.

As autoridades sanitárias alertam os produtores para ficarem atentos a qualquer agressão sofrida por morcegos em bovinos, suínos e ovinos que apresentem sinais neurológicos. Embora a vacinação contra a raiva não seja obrigatória, é altamente recomendada como uma medida de segurança adicional para os produtores e seus animais.

A orientação aos produtores rurais é que localizem novos refúgios de morcegos vampiros, mas não tentem capturá-los por conta própria. A captura é realizada somente pelos Núcleos de Controle da Raiva do Estado, que são devidamente capacitados e vacinados contra a raiva. As equipes são acionadas pelas regionais da Secretaria da Agricultura sempre que houver laudo positivo para raiva em herbívoros ou se forem constatados altos índices de mordedura em animais de produção em determinada região.

O período de inverno registra o maior número de casos, devido ao maior estresse dos morcegos hematófagos. O Programa de Controle da Raiva Herbívora, comandado pelo veterinário Wilson Hoffmeister Júnior, esteve nos municípios de Fontoura Xavier e Arvorezinha no mês passado, vistoriando furnas.

Raiva Herbívora

A raiva herbívora é uma doença viral que afeta principalmente animais de produção, como bovinos, suínos e ovinos. Causada pelo vírus da raiva, a doença é transmitida através da mordedura de morcegos hematófagos, popularmente conhecidos como morcegos vampiros, que se alimentam de sangue. Esses morcegos são os principais transmissores do vírus, que pode levar à morte dos animais infectados.

Sintomas e Transmissão

Os animais infectados pelo vírus da raiva apresentam sintomas neurológicos graves, como paralisia, comportamento anormal, salivação excessiva e dificuldade de deglutição. A transmissão ocorre quando os morcegos vampiros mordem os animais para se alimentar de sangue, transmitindo o vírus presente em sua saliva.

Todas as suspeitas da doença, que incluem sinais de mordedura devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima, através do fone (54) 3389-1122, ou pelo  Whatsapp (54) 3389-9400.

Escrito por: O Clic

Compartilhe: