Dia Mundial da Saúde: Exercício Físico x Covid-19

Publicado em: 7 de abril de 2021

Após um ano tão atípico, em meio a uma pandemia a nível Mundial, que preocupa governantes nos quatro cantos da Terra, a pauta denominada “exercício físico” tem sido discutida com frequência. Diversos estudos comprovaram a eficácia do exercício físico na prevenção e após o Covid-19.

Nesta semana a reportagem do ClicNews conversou com a profissional de Educação Física Luana Brum, que destacou alguns pontos sobre a importância do Exercício Físico para a saúde do indivíduo, principalmente no período de pandemia.

De acordo com Luana, exercício físico é remédio. “Os benefícios proporcionados pelos exercícios físicos sejam no corpo ou na mente são inúmeros”, pontua.  O aumento da aptidão física pode prevenir diversas doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor, autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos como depressão e ansiedade entre tantos outros.

“A fonte da juventude está muito relacionada ao nosso estilo de vida portanto o preço a ser pago por sua saúde é muito menor ao que se paga por suas doenças”, enfatiza.

Exercícios Físicos e a Covid-19

A profissional ressalta que nunca ficou tão explicito a importância do exercício físico. “Diariamente vemos e ouvimos que a Covid tem ceifado milhares de vidas, mas, recentes estudos mostram que durante após o exercício físico são liberadas citocinas pró e anti-inflamatórias, aumento da circulação de linfócitos e recrutamento celular, o que ajuda numa menor incidência, sintomas e mortalidade decorrente do COVID”, explica.

A infecção pelo corona vírus tem deixado inúmeras sequelas em seus pacientes, alguns se recuperam mais rápido já outros não, mas a ciência já mostrou algumas técnicas que podem contribuir para a recuperação do organismo pós-infecção pelo Covid-19.

Técnicas de “controle respiratório” visam normalizar os padrões respiratórios e aumentar a eficiência dos músculos respiratórios (incluindo o diafragma), resultando em menos gasto de energia, menos irritação das vias aéreas, fadiga reduzida e melhora da falta de ar.

Luana enfatiza que exercícios físicos moderados podem ser grandes aliados na recuperação. Todavia, é importante ressaltar que o retorno deve ser gradual e de preferência com acompanhamento de profissionais habilitados, tanto médico como profissional de educação física. “Cada caso impõe recomendações diferentes”, acrescenta.

A educadora indica a todos que desejam realizar exercícios físicos pós Covid-19, ou durante, que seja gradualmente, resumindo, com calma e paciência. “É muito importante ouvir o seu corpo e ter uma retomada de exercícios físicos mais lenta e gradual. Mas lembre-se que no tempo ideal, é fundamental o seu retorno”, conta.

“Consequentemente se você tem um estilo de vida sedentário automaticamente sua taxa de mortalidade aumenta caso você seja hospitalizado, portanto, a prática regular de exercícios com consciência é um dos pilares da saúde e do bom funcionamento do sistema imune, algo fundamental para esse momento em que vivemos”, finaliza Luana Brum.

Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira

Compartilhe: