Dia do Profissional de Educação Física: Conheça a profissional Luana de Cesar Brum

Publicado em: 1 de setembro de 2023

Neste 01 de setembro, comemoramos e enaltecemos os profissionais da Educação Física, o trabalho desse profissional consiste em orientar e promover a prática de esportes e exercícios físicos em públicos variados, tanto como recreação ou estilo de vida, quanto em momentos de recuperação, deficiências e cuidados específicos.

Convidamos para que relatasse a sua história com a profissão a profissional Luana de Cesar Brum. Luana tem 29 anos, é formada em educação física, licenciatura e bacharelado, pós-graduada em educação física nas áreas:  Educação Física Escolar e Personal Trainer. Ela está atuando na área mais ou menos 14 anos, a educação física já era a escolha dela desde pequena pelas vivências que teve dentro dessa área adquiriu paixão e admiração pelo movimento.

A profissional explica a sua rotina.”Minha vida funciona no 360, da hora que acordo até a hora de deitar novamente preciso ter dado toda essa volta, posso dizer claramente que eu respiro o ensino pelo movimento, e por isso o valorizo e incentivo muito, pois, se eu tivesse um estilo de vida “ruim” sem exercício e sem uma alimentação adequada com toda certeza não daria conta da metade das coisas que tenho que fazer no meu dia a dia.”

Tanto na escola quanto na academia, Luana sempre desenvolve e traz os seus alunos para o exercício físico como pilar para uma qualidade de vida, e um desenvolvimento integral do ser humano, respeitando seus limites e principalmente seu corpo, suas adversidades e sua rotina no dia a dia. Muitos alunos têm uma rotina agitada, por conta justamente da vida corrida, a profissional procura, todos os dias, fazer com que a academia seja um lazer, um local onde ele ou ela esteja à vontade.

“Hoje em dia percebemos que a uma pressão sobre corpos esteticamente perfeitos, é só abrirmos as redes sociais que percebemos um acúmulo de informações para atingir esse “padrão”, o que na verdade não condiz com corpos reais, eu enquanto profissional da educação física, jamais vou me ater apenas na parte estética, compreendo a importância do movimento para uma boa qualidade de vida, que irá refletir em um envelhecimento saudável, tranquilo e pleno. Convido você a fazer uma reflexão: como você quer envelhecer?” Aponta e questiona a profissional.

Interrogada sobre qual era o seu sentimento em relação ao seu trabalho, Luana afirma que sente muito amor e orgulho, acredita que é uma das profissões mais importantes para o ser humano, o profissional de educação física está presente em todas as fases da nossa vida por justamente ser uma profissão completa. Mas, por outro lado, como tudo tem seu lado bom e ruim, a profissional destaca os principais pontos negativos. “É com tristeza que digo que sim ainda há muita falta de reconhecimento, ou é porque as pessoas ainda não intendem o quão se faz importante esse profissional nas suas vidas e também por virtude das mídias hoje se você entrar em alguma rede social tem várias pessoas falando e dando dicas sem ao menos ter estudado para tal, passam receitas milagrosas e as pessoas muitas vezes vão atrás dessas fórmulas mágicas e rápidas e acabam sendo enganados por charlatões, não é porque você treina que você pode ensinar outra pessoa a treinar, não é porque você é um ótimo jogador que te dá direito de ensinar a ser um, os profissionais de educação física tem estudos específicos sobre a fisiologia e anatomia humana sendo assim são os únicos que podem ensinar com sabedoria e segurança.” – Finaliza Luana.

 

 

Escrito por: Jemily dos Santos Rodrigues / Clic News

Compartilhe: