Dia das mulheres: Tenente Adriana é exemplo de serviço à comunidade

Publicado em: 5 de março de 2021

Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março. A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

Nesta luta, destaca-se a carreira militar de mulheres. Ao longo dos anos, as mulheres policiais se superaram cada vez mais na busca de seu espaço. Mesmo atuando num universo predominantemente masculino, elas conseguiram quebrar as velhas barreiras culturais no que diz respeito à natureza do seu ofício e fazem valer suas escolhas profissionais.

No município de Fontoura Xavier, a policial Adriana Moraes Moreira, tem ganhado a admiração de diversas mulheres pela sua dedicação em defesa da população.

Adriana atualmente é 1ºTenente, comandante do 5ºPelotão/2ªCompanhia da Brigada Militar, com Sede no município de Fontoura Xavier. Possui curso superior em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo, formada desde 1998.

Iniciou sua carreira em 2003, na cidade de Lajeado/RS. Atualmente, possui mais de 18 anos de profissão. Sua inspiração para a carreira militar surgiu muito cedo, desde criança admirava a profissão de seu pai. “Cresci com a referência de seus ensinamentos e em 2002 prestei concurso para a Brigada Militar. Sou casada com policial e meu irmão também é militar”, conta.

Os estudos demonstram que entre as décadas de 80 e 90, as mulheres policiais, na sua grande maioria, exerciam funções diferenciadas para sexo distinto, ou seja, eram alocadas em unidades específicas, aquelas que não necessitassem de operações de patrulhamento; como por exemplo, aquelas que trabalham com jovens infratores ou que a vítima fosse mulher relativa a violência doméstica.

Para a Tenente, sua introdução na carreira militar também contou com empecilhos. “Ao longo de 18 anos são inúmeras as dificuldades: longas jornadas de trabalho, até 24 horas ininterruptas, horários “anormais” (você dorme de dia, se alimenta e trabalha a noite, no outro dia inverte, e assim segue), trabalhamos por escala e o calendário corre sem marcar domingo/ feriados, não importa; jornada dupla e equilíbrio família X profissão, cursos com permanência longe da família,  entre outros. A profissão exige muita dedicação, preparo, equilíbrio emocional e físico, superação e principalmente determinação, mas o que realmente importa é a vocação em proteger as pessoas”, relata.

Com a capacidade de comunicação, técnicas de convencimento e a imagem materna, as mulheres conquistaram seu espaço no seguimento policial, além disso, a imagem humanitária e igualitária que a mulher traz, faz com que a sociedade se identifique e se relacione melhor. “Sei que representamos a inspiração para muitas mulheres e isso torna nosso ofício cada dia mais desafiador, com profissionalismo, retidão e firmeza, mostramos nossa força. Nunca pensei em desistir da carreira militar. Já passei e ainda passo muitas dificuldades, que vou superando e aprendendo com elas”, enfatiza.

Adriana ressalta que o fato de ser mulher nunca interferiu em sua carreira. “Para mim, o fato de ser mulher, não interferiu na carreira, sempre tive respeito dos colegas e da comunidade em geral. Há casos que precisamos nos impor, independente de ser mulher ou homem. Já em outros, favorece o atendimento, por exemplo, em ocorrências de violência doméstica, as vítimas se sentem mais a vontade e seguras conosco, também ocorrências envolvendo crianças”, explica.

Nos dias atuais, as mulheres se destacam como policiais, em todas as suas funções, delegadas, oficiais da polícia militar e tantas outras, sem que tenha deixado a feminilidade de lado, haja vista que mesmo quando exercendo suas funções, não abandonam sua vaidade, entretanto, isto não tira a autoridade e competência com que exercem a mesma. “Eu não tive problemas por ser mulher, em uma instituição militar. Vejo as mulheres conquistando cada dia mais espaço. Há lugar para os dois, homem e mulher basta você ir à busca de qualificação e mostrar sua competência. Não deve haver competição entre os gêneros, precisamos cooperação”, pontua Adriana.

O sonho de adentrar na carreira militar, tem se tornado cada dia mais comum entre jovens e mulheres de todas as idades. A 1° Tenente do 5° pelotão/2°Companhia da Brigada Militar, incentiva as jovens a dedicarem-se nos estudos e prepararem-se. “Para jovens que desejam seguir a carreira militar, se dediquem, estudem, treine e se preparem. Os concursos não saem anualmente, mas quem deseja, deve ir se preparando. Como são várias etapas e todas eliminatórias:  intelectual, médica, física, psicológica, quanto antes focar no objetivo, mais próximo do sucesso estará”, incentiva.

Por fim, Adriana parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia. “Mulheres: podemos tudo que queremos, basta determinação, garra e coragem! Feliz dia das Mulheres”, finaliza.

Escrito por: Gabrieli Quevedo Moreira

Compartilhe: