Detido na Alemanha homem ligado ao suposto organizador dos atentados de Paris

Publicado em: 07 de Julho de 2016

Um argelino de 20 anos, suspeito de integrar o grupo Estado Islâmico (EI) e próximo de Abdelhamid Abaaoud, considerado o organizador dos atentados de 13 de novembro em Paris, que deixou ao menos 40 mortos, foi detido na Alemanha, anunciou a Procuradoria.

"Bilal C.", de 20 anos, teria deixado a Argélia no fim de setembro de 2014 para viajar até a Síria através da Turquia. No país, no mais tardar em dezembro de 2014, se uniu ao EI e recebeu treinamento para "combater e usar armas". O suspeito é acusado ainda de ter informado Abaaoud sobre como transportar jihadistas até a Europa ocidental através dos Bálcãs, aproveitando a rota por onde passavam milhares de migrantes. Também teria estabelecido contato com o marroquino Ayub El Khazzani, que atirou com um rifle em um trem Amsterdã-Paris antes de ser controlado por um grupo de turistas.

Bilal C. já estava sob custódia por "outro caso", quando os serviços de inteligência alemães o identificaram como suposto membro do EI, informou a Procuradoria.

Escrito por:

Compartilhe: