Depois da semana mais fria do ano, Rio Grande do Sul voltará a ter temperaturas perto dos 30°C

Publicado em: 21 de Julho de 2017

Depois de ter o dia mais frio do ano, os termômetros no Rio Grande do Sul voltarão a subir. Até domingo (23), as marcas podem chegar perto dos 30°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

E ao contrário do último final de semana, que começou com ares de verão e terminou congelante, o próximo deve começar com temperaturas baixas e terminar quente.

Foi uma semana uma fria, inclusive com neve no interior. Na quarta-feira (19), Porto Alegre teve de 2,2°C, o dia mais frio desde 2013, quando a mínima foi de 1,4°C.

Nesta quinta-feira (20), o amanhecer ainda teve marcas baixas. Fez -2,1ºC em Serafina Côrrea, a menor do estado. E teve registro de geada em ao menos nove cidades gaúchas, incluindo na capital gaúcha, conforme o Inmet.

O sol ajudou a diminuir a sensação de frio. Os termômetros subiram um pouco à tarde, em relação aos dias anteriores, por causa do enfraquecimento da massa de ar polar que cobre o estado. As marcas chegaram perto dos 20°C.

Na sexta-feira (21), a massa de ar seco ainda atua sobre o estado e mantém o tempo firme, Ainda há condições para formação de geada na serra gaúcha, mas a presença do sol durante a tarde faz com que as máximas se elevem ainda mais em relação ao dia anterior.

No sábado (22), a atuação de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico não deixa que novas frentes frias avancem. Assim, uma massa de ar mais seco toma conta da maior parte do estado e garante tempo firme e temperaturas em elevação, tanto pela manhã como à tarde.

No domingo (23), o sol predomina no Rio Grande do Sul e a temperatura da tarde fica mais alta. A mínima fica em torno dos 14°C e a máxima pode chegar a 29°C em Porto Alegre.

Escrito por:

Compartilhe: