Dentista de Fontoura Xavier é vítima de estelionato

Foto: Clic News Documentos de uma das vítimas.

Publicado em: 25 de junho de 2021

O número de casos de estelionato tem aumentado na região. Na quinta-feira (25), mais um fontourense foi vítima do crime.

O fato aconteceu quando o Cirurgião-Dentista Cláudio Zeferino Dall Agnol ao anunciar seu veículo Prisma preto, ano 2013, no site OLX, foi vítima de golpe. De acordo com ele, no dia 22 de junho de 2021, recebeu uma proposta de compra de seu veículo de um possível comprador. O criminoso, com nome fictício “Marcelo”, através de mensagens pelo whatsApp negociou o carro e disse que viria ele e mais um homem buscar e que o veículo seria transferido em nome de outra pessoa. No dia 24, o suposto negociador não apareceu e de acordo com as mensagens iria enviar o comprador.

O Dentista recebeu dois homens interessados na compra, mostrou o veículo e foram ao Cartório para a transferência. Antes de transferir, conferiu com o Banco do Brasil se havia entrado o valor em sua conta em nome de Marcelo. O comprador que negociava com o suposto Marcelo, decidiu ir ao Banco. O dentista então ficou no aguardo da transferência do dinheiro.  Não se confirmando a transferência, ele acionou a Polícia, a qual iniciou as investigações.

Em conversas pessoalmente com o comprador, acabou descobrindo que Marcelo, havia usado sua página e fotos do veículo do OLX, fazendo o intermédio da suposta venda entre Cláudio e o comprador. Ambos sendo vítimas de um estelionatário.

Todas as conversas, fotos e imagens de câmeras foram registradas em Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Fontoura Xavier. A Polícia iniciou as investigações.

A Delegada Jaqueline Pauli explica a versão do caso, onde o crime de estelionato conta, supostamente, com três vítimas: o adquirente do veículo, de Porto Alegre, o proprietário do veículo, residente de Fontoura Xavier, e o suposto intermediário da venda, residente em Uruguaiana.

Foto: Tua Rádio Cristal

“O indivíduo residente em Uruguaiana teria sido vítima de um golpe há cerca de dois meses, sendo que na ocasião encaminhou fotografia de seu documento para o golpista. Na ocasião dos fatos ocorridos em Fontoura Xavier, esse golpista teria utilizado da documentação fornecida pela vítima de Uruguaiana e, se passando por ele, aplicou um golpe no adquirente do veículo, passando-se por intermediário da compra/venda do veículo de propriedade de uma pessoa residente em Fontoura Xavier. Do apurado até o momento tem-se que as três pessoas mencionadas foram vítimas de um golpe, mas não se pode descartar, até conclusão das investigações, outras hipóteses”, explicou.

Ela ainda aproveita para dar um alerta. “Sempre que fizer negociação de compra e venda de produtos, verificar sobre a real existência das pessoas envolvidas e do bem. Apenas realizar a transferência dos valores após o recebimento do produto, pois há diversos golpes envolvendo a venda de produtos pela OLX em que a pessoa realiza a transferência bancária acreditando que o produto será enviado via correios ou por qualquer outro meio e esse bem jamais chega”, alerta.

Demais golpes:
Há outras espécies de golpe sendo aplicadas na região.

– sempre que algum familiar ou conhecido solicitar transferência de dinheiro através do whatsapp, tentar realizar um contato através de ligação ou vídeo chamada para verificar se de fato é essa pessoa quem está solicitando dinheiro. Esse golpe ocorre pois a pessoa que solicita o dinheiro teve seu whatsapp clonado;

– golpe dos nudes: após troca de fotos íntimas, o pai ou alguma pessoa se passando por policial informa que a pessoa envolvida é menor de idade e solicita dinheiro ou para não registrar ocorrência policial ou para arquivar o procedimento investigativo.  “Ressalto que a polícia não pede dinheiro para arquivar procedimentos ou para qualquer outra diligência”, disse.

 

Escrito por: Edinara Vedi/ Clic News

Compartilhe: