Defesa Civil monitora o Vale do Taquari devido ao alto volume de chuva

Publicado em: 25 de agosto de 2021

O solo que estava seco até esta semana está conseguindo absorver grande quantidade da chuva que atinge a região desde a noite dessa terça-feira, 24, e o Rio Taquari está dando vazão. O nível do rio às 10h30min era de 13 metros, dois acima do normal mas ainda longe dos 17 que obriga a Defesa Civil a remover população ribeirinha. Desde terça a chuva acumula 50 milímetros, e a previsão é de chover mais cerca de 50 milímetros nesta quarta, além de mais chuva na quinta. “Estamos monitorando a situação desde ontem e continuaremos até às chuvas passarem, a previsão é de chuva hoje e amanhã ainda”, informa o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Juliano Pedroso.

Para o coordenador da Defesa Civil de Estrela, Sandro Bremm, o volume de chuva é importante para minimizar os efeitos da estiagem. “Vamos seguir acompanhando, mas a princípio está tranquilo”.

Em Forquetinha, a Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Rural alerta para possíveis transbordos e fechamento parcial de pontes como a do Storck, na Vila Storck e ponte baixa em Vila Haas nas próximas horas caso as chuvas em grande volume persistirem.

Previsão do tempo para o Vale do Taquari

A chuva no Vale do Taquari vai superar 100 milímetros até a próxima quinta-feira, dia 26. O Agora no Vale já anunciou nesta semana que esse pode ser um dos períodos mais chuvosos do Estado desde o início do ano. A possibilidade de enchente, no entanto, é pouco provável conforme a Defesa Civil de Lajeado. O nível do Rio Taquari está em 12,88m, e a equipe segue monitorando.

Temporais ainda podem atingir todo o RS nesta quarta-feira e quinta, com grandes volumes de chuva, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há condições para rajadas fortes de vento e descargas elétricas. Uma frente fria avança sobre o território gaúcho e influenciam as condições do tempo na Região, causando gradual queda na temperatura.

Essa frente fria também vai afastar o mau tempo na sexta-feira. A temperatura mínima neste dia ficará em torno de 8ºC.

Escrito por: Agora no Vale

Compartilhe: