Defesa Civil emite alerta para chuva forte e ventos de até 70 km/h no RS

Publicado em: 7 de julho de 2023

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta, nesta sexta-feira (7), para chuva forte, descargas elétricas, ventos de até 70 km/h e eventual queda de granizo para as regiões Oeste e Central do estado. Um novo ciclone extratropical deve se formar a partir desta sexta-feira (7), segundo previsão da Climatempo Meteorologia.

A Região Metropolitana e Litoral devem registrar altos volumes de chuva, entre esta sexta e sábado (8).

O ciclone, previsto para sexta à noite, é avaliado como perigo potencial, mas pode aumentar para conceito de grande perigo, segundo a Defesa Civil. A orientação é para que os moradores desses locais prestem atenção e confiem nos alertas oficiais emitidos.

“Os riscos, a gente sempre diz, são aqueles que tivemos recentemente: inundações, desmoronamentos de estradas, principalmente na Região da Serra, os alagamentos e principalmente a questão das áreas de risco onde temos rios e riachos próximos. Infelizmente a mesma área deve ser a mais atingida, principalmente, na madrugada de sábado. “, comenta Rogério Resende, meteorologista do Inmet.

A Defesa Civil junto ao governo estadual e prefeituras acompanham os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na quinta-feira (6), em uma reunião online, as autoridades se reuniram para discutir ações de prevenção as consequências do ciclone.

As cidades que devem registrar maior volume de chuva são Alvorada e Lajeado com previsão de 85mm, entre sexta e sábado.

Alertas
Em Porto Alegre, a Defesa Civil Municipal monitora junto às centrais meteorológicas a possibilidade de retorno da chuva intensa. Conforme o órgão, alguns prognósticos indicam que o volume de precipitação pode chegar a 60 milímetros por dia entre a sexta-feira (7) e o sábado (8).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Capital, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, até o momento não há indicativo de que os episódios registrados em junho irão se repetir na Capital, e por isso não foi emitido alerta preventivo.

A Defesa Civil orienta que a população busque informações junto aos canais oficiais da prefeitura. Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Em Canoas, a prefeitura implementou um plano de ação envolvendo as secretarias e serviços, além de ter instalado dois geradores de energia elétrica no bairro Mathias Velho, para garantir a continuação do serviço em caso de queda de energia. Ginásios estão sendo preparados para receber famílias.

Em caso de emergência relacionada a fenômenos climáticos, os moradores de Canoas podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

Escrito por: G1 RS

Compartilhe: