Curso de cuidadores de idosos e acamados é ofertado em São José do Herval

Publicado em: 14 de Setembro de 2017

A Secretaria Municipal De Saúde, em parceria com a Estratégia da Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e com o apoio do SICREDI, desenvolveu o curso de cuidadores de idosos e acamados, oferecido gratuitamente para toda a população hervalense.

O curso teve como objetivos desenvolver os cuidadores de idosos familiares e a sociedade nas competências e habilidades do cuidado integral ao idoso que envelheceu com limitações nas atividades da vida diária, prezando pelo seu bem-estar físico, mental, social, cultural e legal, estimulando o autocuidado e a independência.

O mesmo foi ofertado gratuitamente para toda população hervalense, através de inscrição prévia, sendo desenvolvido por meio de diferentes estratégias. Na íntegra, é composto por 16 módulos, contando com vídeo aula, aula teórica e aulas práticas, contando em seu desenvolvimento com o suporte da equipe multidisciplinar da ESF e NASF. Com isso, espera-se ter cuidadores de idosos familiares preparados e seguros para lidar com o desafio de cuidar de pessoas idosas no contexto do sistema de saúde, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos, a partir dos princípios da ética do cuidar, sensibilizando a comunidade para a importância do conhecimento sobre o processo de envelhecimento e sobre os princípios do atendimento e gerenciamento do cuidado domiciliar ao idoso frágil. “O cuidador de idosos é um componente essencial e cada vez mais necessário dentro do nosso sistema de saúde”, afirma o Coordenador do Curso, Enfermeiro Gustavo Gheno. “Esse fato nos levou a levantar uma discussão a respeito dos problemas que eles apresentam, como a falta de informação e assistência adequada. Sendo assim, o curso Cuidadores de Idosos visa contribuir para o desenvolvimento e valorização do cuidador de idoso familiar, promovendo a melhoria da qualidade do cuidado à pessoa idosa”, completa Gustavo.

A Secretária Municipal de Saúde Solange dos Santos Ribeiro destaca que o curso é voltado especialmente para o cuidador informal, ou seja, o cuidador familiar, responsável pelos cuidados do idoso frágil, que já perdeu sua independência e autonomia, de forma parcial ou total. Contudo, essa capacitação estende-se também para auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e equipe multidisciplinar do atendimento integral ao idoso, bem como para as pessoas que se interessarem em aprender mais sobre o tema. A Administração Municipal agradece o empenho de todos os envolvidos para a realização do curso e parabeniza a equipe envolvida em sua programação e desenvolvimento, pela preocupação com a saúde do idoso.

 

Escrito por:

Compartilhe: