Curso de Boas Práticas Agrícolas para Erva-Mate capacita produtores em Fontoura Xavier

Publicado em: 23 de julho de 2025

Iniciou nesta quarta-feira, 23 de julho, o Curso de Boas Práticas Agrícolas para a Cultura da Erva-Mate, realizado no auditório do Sicredi, em Fontoura Xavier. Com grande participação de produtores e técnicos da região, a atividade é promovida pela Emater/RS-Ascar, e parceria com a Prefeitura Municipal de Fontoura Xavier, Sicredi, Farming Solutions e a empresa Ximango.

A abertura do evento foi conduzida por Rodrigo Parise, que iniciou os trabalhos com a palestra sobre implantação do erval, abordando desde a coleta e interpretação de análises de solo até a correção e calagem. Em seguida, o extensionista Vivairo Zago aprofundou temas como o plantio do erval, espaçamento, uso de mudas, proteção da planta, adubação e épocas ideais para o plantio.

Durante a tarde, os participantes assistiram à palestra do engenheiro-agrônomo Julio Marcon, que explicou estratégias de adubação de manutenção e produção da erva-mate e os procedimentos de rastreabilidade exigidos pelo mercado atual. Rudinei Medeiros apresentou práticas de cultivo e manejo de plantas de cobertura, enquanto Zago encerrou o dia tratando do manejo de pragas e doenças.

O curso continua no dia 30 de julho, com destaque para a parte prática. A programação inicia com conteúdos sobre fisiologia da erva-mate, sistemas de poda e colheita com o técnico Ilvandro Barreto, e segue com orientações sobre a aplicação de bio insumos e qualidade da erva-mate para a indústria, com Fábio Ximango.

À tarde, ocorrerá a atividade prática a campo, com demonstrações sobre:

* Coleta e diagnóstico de solo;
* Avaliação de plantas de cobertura;
* Técnicas de poda e colheita;
* Uso de drone para aplicação e bioinsumos.

As vagas para o curso já estão totalmente preenchidas, demonstrando o grande interesse da comunidade em qualificar a produção ervateira local. A expectativa é de que novas edições sejam promovidas futuramente, diante da excelente adesão e relevância do tema para o desenvolvimento rural sustentável.

Escrito por: O Clic

Compartilhe: