Corsan garante abastecimento de água e fará limpeza na barragem em Fontoura Xavier

Publicado em: 19 de fevereiro de 2020

 Prefeito, porém, pede que população faça uso consciente da água.

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 19, o diretor de operações da Corsan, André Finamor, garantiu que não haverá racionamento e que a cidade de Fontoura Xavier não ficará sem abastecimento de água. A reunião convocada pelo prefeito municipal José Flávio Godoy da Rosa contou com a presença de representantes da Corsan, secretários municipais, presidente da Câmara de Vereadores e imprensa.

Além de garantir o abastecimento de água da cidade, Finamor ainda se comprometeu com a limpeza da barragem da Corsan. “Protocolamos um ofício solicitando a liberação ambiental do Município e assim que tivermos autorização do prefeito iniciaremos a obra de limpeza da barragem. O objetivo é garantir que possamos armazenar mais água para que nas próximas estiagens não tenhamos problemas com abastecimento”, explicou. Segundo ele o processo de limpeza da barragem deve demorar de 10 a 15 dias.

Enquanto isso o abastecimento de água será feito através de caminhões pipa. “Estamos trazendo para o município 600m³ de água por dia, cedidos dos municípios de Soledade e São José do Herval”, explicou. Segundo o diretor, hoje a barragem é responsável por 60% do abastecimento de água da cidade, sendo que os outros 40% são oriundos de dois poços. “Essa semana perfuramos mais um poço junto a sede da AFUC, mas não encontramos água. Já estamos trabalhando em outro na Vila Tana. Vamos continuar trabalhando até que a situação se normalize, mas a população não ficará sem água”, acrescentou.

O prefeito, José Flávio Godoy da Rosa, destacou mais uma vez a preocupação da Administração Municipal quanto ao abastecimento e também a qualidade da água que está chegando nas torneiras da população, tanto no interior quanto na cidade. “Hoje a Corsan nos tranquiliza de que teremos água na cidade, mas é preciso que a população consuma de forma consciente. Esse é um pedido da própria Corsan, tendo em vista a estiagem que todo estado enfrenta”, relata.

José Flávio ainda comentou ainda que está em contato com o Governo do Estado na busca de recursos  para perfuração de poços menores com o objetivo de amenizar os problemas de falta de água também no interior do município.

Fontoura Xavier decretou situação de emergência em função da estiagem ainda no dia 08 de Janeiro.

Escrito por: Daiane Meazza

Compartilhe: