Coronavírus: Fontoura Xavier registra primeiro caso positivo

Publicado em: 23 de abril de 2020
Foi confirmado na tarde desta quinta-feira, dia 23 de abril, o primeiro caso positivo de Covid -19 em Fontoura Xavier. Um homem de 31 anos, morador da comunidade Formigueiro, testou positivo.
Segundo informações da secretária da Saúde, ele teve contato no trabalho com uma pessoa de Caçapava do Sul que testou positivo. O contato teria ocorrido no trabalho no asfalto. “Ele teve sintomas gripais leves, realizamos o exame na tarde de hoje e ele testou positivo”, relata o secretário de Saúde Volnei Jost.
Segundo Volnei foram realizados três exames na tarde de hoje e destes 1 deu positivo. Ele explica que diante do resultado do exame, a família e todas as pessoas que tiveram contato com o homem que testou positivo, que ultrapassa o número de 30 pessoas, serão colocadas em quarentena, com o objetivo de evitar a transmissão.
“Temos consciência que diante disso vai subir o número de casos no município. Basta olharmos para os municípios vizinhos ao nosso. A nossa população precisa entender que se nós como pessoas da comunidade não fizemos a nossa parte não vamos conseguir conter o vírus. É uma pandemia, e está matando pessoas que não são do grupo de risco também”, afirmou.
Volnei ainda chama a atenção para a escassez de leitos nos Hospitais da região. “Recebi hoje a informação que o Hospital Bruno Born já não tem mais leitos e que em Passo Fundo já não restam muitos leitos. Só serão internados os pacientes que tiverem sintomas graves da doença e essa triagem é feita pela Secretaria da Saúde do Estado e nós como município não teremos como intervir”, acrescenta.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito José Flávio Godoy da Rosa, anunciou que nesta sexta-feira, dia 24, será feito um novo Decreto que entre outras medidas tornará obrigatório o uso de máscaras nas ruas e para acessar os estabelecimentos comerciais. “É um meio de prevenção, vamos pedir também que as máscaras sejam disponibilizadas por um valor acessível para que toda nossa população possa comprar e usar”, acrescentou.
Escrito por: Daiane Meazza