Cooperativismo: Um aliado no desenvolvimento do município desde o início da história

Publicado em: 9 de julho de 2021

O cooperativismo sempre esteve presente na história de Fontoura Xavier. Uma caminhada que se desenvolve paralela a história do município. Hoje Fontoura Xavier conta com uma cooperativa de eletrificação, uma cooperativa de produção e duas cooperativas de crédito. Independentemente do ramo de atuação, cada uma cumprindo com a sua missão de promover o bem estar social e o desenvolvimento da comunidade.

Antes mesmo da emancipação de Fontoura Xavier, que se deu em 09 de julho de 1965, 16 associados residentes nos distritos de Fontoura Xavier e São José do Herval, pertencentes até então, ao município de Soledade fundaram a Cooperativa da Produção e Consumo de Energia Elétrica Soledadense Ltda, com o objetivo de gerar e distribuir energia elétrica à população destes distritos. Nascia nesse momento a primeira cooperativa local. Com a emancipação de Fontoura Xavier no ano de 1965, alterou-se o nome para Cooperativa de Eletrificação Rural Fontoura Xavier Ltda – CERFOX.

Anos mais tarde, chegava ao município de Fontoura Xavier a segunda cooperativa, desta vez no segmento de produção de alimentos, a Coagrisol. Desde 1969 os produtores de Fontoura Xavier já mantinham relação com a Coagrisol – Cooperativa Agroindustrial de Soledade. Em 1980 Fontoura Xavier recebia uma unidade da Coagrisol. Mais um pedaço da história começava a ser escrita neste momento.

No ano de 2000, um novo marco na história do Cooperativismo em Fontoura Xavier. Chega ao município uma agência da Sicredi Botucaraí, a primeira cooperativa de crédito do município.

Mas o setor do cooperativismo de crédito ainda iria além. No ano de 2014 Fontoura Xavier recebe uma agência da Cresol.

No nosso especial Fontoura Xavier 56 anos, estaremos trazendo um pouco da história de cada uma dessas cooperativas e também falando sobre a contribuição de cada um para o desenvolvimento de Fontoura Xavier. Confira:

Cerfox, a Cooperativa que nasceu antes mesmo do município

A história da CERFOX teve início em 09 de julho de 1962 com a fundação da Cooperativa da Produção e Consumo de Energia Elétrica Soledadense Ltda. Esta fundação foi idealizada por um grupo de 16 associados residentes nos distritos de Fontoura Xavier e São José do Herval, pertencentes até então, ao município de Soledade, com o objetivo de gerar e distribuir energia elétrica à população destes distritos.
Na época foi solicitada a CEEE, companhia estadual, a cedência da Usina do Fão que estava desativada e que anteriormente era utilizada para fornecimento de energia elétrica ao município de Soledade.
Com a emancipação do município de Fontoura Xavier no ano de 1965, alterou-se o nome da Cooperativa para Cooperativa de Eletrificação Rural Fontoura Xavier Ltda – CERFOX.

Em dezembro de 2015, a CERFOX realizou desmembramento de suas atividades, separando as operações de geração e distribuição. Foram criadas, consequentemente, as cooperativas: CERFOX – Cooperativa de Geração e Desenvolvimento Fontoura Xavier e a CERFOX – Cooperativa de Distribuição de Energia Fontoura Xavier.
Essa separação dos ativos de geração e de distribuição, denominado desverticalização, primícia recomendada ao processo de regularização da Cooperativa como permissionária de distribuição de energia elétrica. A outorga à CERFOX – Cooperativa de Distribuição de Energia Fontoura Xavier foi celebrada em setembro de 2018, junto à ANEEL com a assinatura do contrato de permissão, passando oficialmente a condição de Permissionária do Serviço Público de Distribuição de Energia, adquirindo o direito de exploração dos serviços, por 30 anos, na sua área de atuação estabelecida.
Neste mesmo ano, a CERFOX – Cooperativa de Geração e Desenvolvimento Fontoura Xavier, deu início ao processo de migração de suas duas usinas, objetivando comercializar a energia elétrica gerada pelas CGH´s, ao mercado livre, concluído no ano de 2019.
O avanço tecnológico fez surgir novos horizontes além da produção e distribuição de energia e, aproveitando a infraestrutura da rede de distribuição, no ano de 2020, a CERFOX comemorou a fundação de uma nova empresa, a CERFOX – Serviços de Telecomunicações Ltda, voltada ao provimento de internet residencial e comercial, via fibra óptica e satélite, com oferta de multisserviços aos associados e demais consumidores.
Para o atual presidente da Cerfox, Diógenes Laste, a Cerfox contribuiu ao longo dos anos em diversos aspectos para o desenvolvimento de Fontoura Xavier. “Além da geração de energia a Cerfox trabalha com um modelo de gestão voltado para o associado, também se preocupa com o aperfeiçoamento e qualificação dos seus colaboradores, destinando recursos a participação em cursos e treinamentos constantes”. Ainda cita, Diógenes Laste, as ações sociais desenvolvidas pela Cerfox ao longo da história e que hoje mais do que nunca estão presentes na vida da comunidade. “Implantamos um laboratório de informática, realizamos doações para os hospitais e tantas outras ações buscando o bem-estar social do nosso associado, da comunidade, enfim da população”, relata.

Ao falar em futuro, o presidente aposta em muitos investimentos. “Nos últimos dois anos economizamos mais de R$ 5.000.000,00, que agora estão sendo reinvestidos para melhoria dos serviços que prestamos ao nosso associado. Exemplo disso é a rede de energia, antiga, que vem de Soledade e que há mais de 30 anos aguardava por uma obra de substituição e de melhoria, necessária para garantir condições de um suprimento mais seguro, e a Cerfox assumiu essa obrigação e os custos para realização desse projeto. Hoje essa obra já é realidade, o que vai evitar as constantes quedas de energia por falhas, precariedade e rompimentos de cabos nesta rede que nos abastece”, finaliza.

Coagrisol desde 1980 apoiando os produtores rurais e fomentando o setor agrícola de Fontoura Xavier

Uma relação que se iniciou ainda em 1969 com a criação da Cooperativa Agroindustrial de Soledade e que se solidificou ainda mais com a instalação de uma Unidade no município de Fontoura Xavier em 1980. A Coagrisol conta hoje com mais e 1,2 mil produtores associados, além de milhares de clientes que fazem negócios com a Cooperativa através da unidade de grãos e ainda do supermercado e loja, e que mesmo não sendo associados tem uma série de benefícios por estar negociando com uma cooperativa.
Edevaldo de Paris, atual gestor da Coagrisol no município, destaca que a Cooperativa é o braço forte do produtor. “Aqui potencializamos a produção primária através do fornecimento de insumos, assistência técnica e somos o único ponto de recebimento de grãos devidamente instalado aqui, oportunizando que o produtor possa entregar e comercializar sua produção agrícola com uma empresa séria e consolidada. Além disso, geramos dezenas de empregos, formamos mão de obra qualificada através dos treinamentos para nossos colaboradores e contribuímos com a comunidade através da geração de impostos, pois todos os negócios que fizemos são dentro das normas fiscais, gerando assim impostos, que são revertidos para toda a coletividade. Além disso, temos nossos negócios na área de varejo, onde oportunizamos para a comunidade um supermercado e loja completa, com opções variadas, preços competitivos e a certeza de qualidade e procedência”, afirma.
Ao falar sobre o futuro da Cooperativa no município, Edevaldo destaca que a Coagrisol será do tamanho que a comunidade de Fontoura Xavier quiser. “Neste sentido, quanto mais os produtores seguirem acreditando em nosso modelo de negócios, que alia o desenvolvimento ao social, iremos seguir crescendo, e com isso gerando emprego e qualidade de vida”, destaca.

Ele ainda acrescenta que a Coagrisol tem previsto em seu planejamento investimentos para melhorar a sua estrutura no município. “Todos os fontourenses podem ter a certeza de que as raízes da Coagrisol são muito firmes e profundas aqui, e seguiremos dia a dia empenhados em gerar soluções, negócios, e desenvolvimento para as famílias do campo e da cidade que tão bem nos acolheram e seguem garantindo nossa permanência aqui”, finaliza.

Sicredi, há 21 anos ajudando a escrever a história Fontoura Xavier

A agência do Sicredi de Fontoura Xavier, foi inaugurada no dia 17 de abril do ano 2000, sendo a primeira cooperativa de crédito a chegar ao município. Nestes 21 anos, atuou ativamente em muitas frentes, fomentando ou sendo parceiro em várias ações de desenvolvimento do município.

A atual gestora da agência do Sicredi em Fontoura Xavier, Josiane Bianchini, considera a instituição uma grande aliada do desenvolvimento local e da região, com destaque de protagonismo tanto no pilar social e econômico que caracterizam o cooperativismo. “No pilar econômico, podemos citar: Inclusão Financeira com produtos e serviços que atendem as várias faixas etárias e classes sociais; Concessão de crédito para aportar projetos empresariais, físicos e do agronegócio; Consultoria financeira para os associados realizarem seus projetos de forma planejada além de produtos de investimento que se destacam no mercado pela sua liquidez e rentabilidade. No pilar social, podemos evidenciar o Programa União Faz A Vida que está presente na comunidade há mais de 21 anos contribuindo para educação das crianças e jovens; Parcerias com entidades de classes para cursos e palestras para toda população fontourense; Parcerias com entidades sociais para ações que promovam bem-estar social para pessoas em vulnerabilidade; Programas de Liderança para nossos Conselheiros, Coordenadores de Núcleo e Jovens que se especializam no cooperativismo”, pontuou.

Ao falar em futuro, Josiane destaca que Fontoura Xavier e toda a sua população podem contar com a cooperação do Sicredi já demonstrada ao longo desses 21 anos de presença na comunidade. “Podem contar com o compromisso e seriedade de uma cooperativa que sempre busca evoluir junto com nossa gente, sem perder a nossa essência e desejo de ser a instituição da comunidade, através do nosso jeito humano e próximo de relacionamento. Para hoje e para o futuro o que desejamos para Fontoura Xavier é muito desenvolvimento, com a garra e comprometimento que sua população merece”, finaliza.

Cresol – Há 7 anos apostando no desenvolvimento de Fontoura Xavier

A Cresol está presente no município há mais de 7 anos e defende a bandeira da inclusão financeira e do desenvolvimento da comunidade em que está inserida. “A Cresol hoje pode ser vista em nosso município como uma cooperativa que busca promover a inclusão de pessoas no sistema financeiro, contribui com o desenvolvimento da comunidade, por intermédio do crédito e de outras soluções financeiras”, afirma o representante da unidade e atendente de cooperativa, Charles Severgnini Paris.

De acordo com ele, a população de Fontoura Xavier pode esperar da Cresol uma cooperativa cada vez mais presente. “Uma cooperativa que conhece o seu associado, sabem aonde ele está e nossa missão é ajudá-lo a alcançar seus objetivos, seja no campo ou na cidade”, finaliza.

Cooperfox – Cooperativa de Transportes de Fontoura Xavier

A paixão pelo cooperativismo fez nosso povo ir mais além. Em 2017 um grupo de transportadores liderados pelo empresário Rudinei Farias, fundaram a Cooperfox. Uma cooperativa de transportes de carga em geral, mas que tem seu foco no transporte de grãos. Hoje conta com 30 associados ativos e até o final deste mês estará inaugurando seu novo escritório e uma base de abastecimento às margens da BR 386, na Vila Assis, em Fontoura Xavier.

Rudinei de Farias – Presidente da Cooperfox

 

Escrito por: Portal ClicNews

Compartilhe: