Especial Dia do Colono e Motorista: Conheça a história do caminhoneiro Gilnei Casaril

Publicado em: 17 de julho de 2023

No próximo dia 25 de julho, comemoramos o Dia do Colono e Motorista, essas duas grandes e potentes classes trabalhadoras devem ter um reconhecimento especial, sendo assim escolhemos algumas pessoas para que contassem a sua história de vida.

Começamos com Gilnei Casaril, Gilnei tem 53 anos, sendo 34 anos dedicados para a profissão, é casado e tem três filhos. Ele conta que começou a sua vida trabalhando como agricultor, estudou até o oitavo ano e iniciou a carreira de caminhoneiro aos 19 anos. Trabalhou por 5 anos em um caminhão caçamba como empregado, logo após comprou 33% de um caminhão, passou os anos e foi adquirindo o restante que faltava, depois de mais 5 anos comprou o seu caminhão próprio.

O caminhoneiro relata os desafios passados diariamente por ele e seus colegas de profissão. “Falta de banheiros e onde se tem banheiro normalmente se encontra muito sujo e mal conservado, a maioria dos chuveiros não esquenta, tem apenas água fria, a falta de segurança é grande e pudemos ser assaltados, falta lugar pra comer, o desrespeito com a gente onde carrega e descarrega os caminhões e o preço do frete incompatível com o que se gasta no caminhão (sendo o frete muito baixo e a manutenção com o valor muito alto, além de muitos outros desafios que a profissão tem.” – Finaliza Gilnei.

Ele acredita que no futuro haverá muita falta de motorista, justamente pelos jovens não se interessarem na profissão, por ficarem muito tempo longe de casa e passar pelos problemas difíceis, não ter um horário certo para dormir, nem se alimentar e o trânsito cada vez fica mais perigoso.

 

Escrito por: Jemily dos Santos Rodrigues / Clic News

Compartilhe: