Como forma de incentivo aos agricultores, Secretaria da Agricultura fornece serviços clínicos veterinários

Publicado em: 28 de janeiro de 2021
Como forma de incentivo ao agricultores de Fontoura Xavier, a secretaria de Agricultura está realizando pela primeira vez serviços veterinários.
A médica veterinária concursada, Luciana Poitine Giotto, formada pela Instituição de Ensino PUC-RS de Uruguaiana, é a responsável pela realização de serviços clínicos em toda a extensão do município de Fontoura Xavier.
O atendimento está sendo realizado principalmente com atendimentos para grandes animais, mais especificamente para produtores de leite e famílias de baixa renda. O município possui 67 produtores de leite cadastrados. “Não temos suporte para fazer procedimentos cirúrgicos, portanto estaremos realizando somente serviços clínicos aos animais”, destaca a médica.
Os atendimentos irão possuir uma taxa fixa de R$50 reais para ajudar nos custeios de medicamentos, uma vez que a Secretaria de Agricultura irá disponibilizar a veterinária para atendimento, o deslocamento e mais o restante do custo do medicamento. O produtor que necessitar do atendimento aos seus animais, deverá deslocar-se até a Secretaria para a emissão da guia e agendamento da data para a visitação.
Outro projeto da Secretaria é a vacinação, sem nenhum custo. Sendo assim, as vacinas contra a brucelose serão realizadas somente em terneiras de três a oito meses. Os bovinocultores de leite terão prioridade no atendimento. Entretanto, destaca-se que terneiras após a idade estabelecidos, não serão vacinadas, pois após a idade, a testagem é necessária e momentaneamente a Secretaria não possui condições para realizá-la. “O agricultor precisa ter consciência do seu compromisso com o rebanho, portanto a vacinação funciona como um incentivo da Secretaria de Agricultura para o agricultor em sua produção”, diz a Secretária de Agricultura, Adriéli Gerevini
A veterinária está realizando também serviços de visitação às agroindústrias e reforma a legislação do serviço de inspeção, uma vez que a Secretaria não estava adequada a nova forma de serviço.
O agendamento para consultas poderá ser realizado com a veterinária de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30 às 16h 30min. Em casos de urgência, a médica irá deslocar-se no mesmo dia para realizar atendimento. Não haverá plantão em horários opostos ao da Prefeitura Municipal.
Na oportunidade, a Secretária de Agricultura pediu a compreensão dos produtores para que a eficiência e eficácia seja realizada da melhor forma, mas que os custos sejam reduzidos ao máximo.
Escrito por: Gabrieli Quevedo Moreira / Clic News