Como deve ficar o tempo no feriadão de Nossa Senhora Aparecida?

Publicado em: 9 de outubro de 2020

Após dias de instabilidade e tempo nublado, oferiadão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, poderá ser bastante aproveitado pelos gaúchos. De acordo com a Somar Meteorologia, com exceção da sexta-feira (9), o período deve ser marcado por tempo firme, sol e temperaturas em elevação gradativa no Estado.

Carine Gama, meteorologista da Somar, afirma que apesar das máximas previstas não serem tão altas, a condição de sol somada à pouca presença de nuvens faz com que a sensação seja agradável:

— A temperatura sobe de forma bem lenta, mas, até segunda-feira (12), os termômetros já ficam mais elevados.

Em Porto Alegre, a máxima durante o feriado pode chegar a 25°C, enquanto na serra gaúcha há possibilidade de até 27°C. No entanto, no Litoral, a temperatura não deve subir muito, ficando entre 20°C e 23°C.

Confira a previsão de sexta a segunda

Na sexta-feira (9), deve chover na faixa leste do Rio Grande do Sul, desde o Chuí até o Litoral Norte. Essa instabilidade pode atingir também a Capital e a região de Pelotas, deixando o dia bastante nublado, com grande variação de nuvens. O volume mais elevado de chuva está previsto para as áreas de divisa com Santa Catarina.

— Já na região central e oeste do Estado, o tempo permanece firme, com a presença de sol — pontua Carine.

Mesmo nas áreas de instabilidade, não deve fazer frio. De forma geral, o dia será de temperatura amena: em Porto Alegre, a máxima fica em 23°C e, no Litoral Norte, não passa dos 20°C. No entanto, os municípios do Oeste podem registrar temperaturas mais elevadas, com máximas variando de 25°C a 27°C no período da tarde.

A Serra pode ter algumas pancadas isoladas de chuva, mas grande parte do dia será ensolarado. Em Canela, a mínima deve ser de 12°C e a máxima de 18°C.

Para o sábado (10), não há previsão de chuva, e o tempo deve abrir em todo o Estado. A temperatura pode subir um pouco em relação ao dia anterior em algumas regiões. Porém, pela manhã, os termômetros seguem baixos, trazendo a sensação de frio. Na Capital, a mínima deve ser de 12°C e a máxima de 22C.

— Com a presença do sol e sem previsão de chuva, a temperatura começa a subir no período da tarde — salienta a meteorologista.

No Noroeste, a máxima prevista é de até 27°C. O Litoral deve ter sol e, apesar da máxima não subir, ficando em torno de 20°C, a mínima não baixa dos 16°C. Carine explica que as temperaturas seguem amenas na região litorânea porque o vento ainda sopra do quadrante sul.

A Serra terá uma manhã nublada, mas o sol deve aparecer bastante durante a tarde. A temperatura máxima fica entre 18°C e 20°C na maioria dos municípios da região.

No domingo (11) à noite, a instabilidade deve retornar ao Estado, podendo causar chuva nas áreas de Chuí, Santana do Livramento e Porto Alegre. O período da manhã e da tarde, no entanto, será marcado por bastante sol e tempo seco em todas as regiões.

As temperaturas mínimas seguem baixas, mas as máximas devem subir cerca de 2°C. No Litoral, os termômetros podem chegar a 22°C e, na Capital, a 24°C. A região da Serra também terá elevação nas máximas, ficando em torno de 22°C e 23°C.

Segundo Carine, a segunda-feira (12) deve ser muito semelhante ao domingo, exceto pela maior variação de nebulosidade no noroeste e no sul do Estado:

— Os modelos ainda não apresentam chuva, mas indicam maior cobertura de nuvens nessa região.

Na Capital, a máxima deve chegar a 25°C, enquanto na Serra, os termômetros variam entre 24°C e 27°C. No Litoral, a máxima prevista é de 23°C, mas a região terá rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h.

Escrito por: GZH

Compartilhe: