Começou nesta segunda-feira o prazo para pedir isenção no Enem

Publicado em: 4 de abril de 2022

Nesta segunda-feira (04) se iniciou o prazo para realizar a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Medio (Enem) edição de 2022. O prazo se estenderá até o dia 15 deste mês e a solicitação deve ser realizada no através da Página do Participante, no próprio site do Enem. No último ano, a taxa de inscrição chegou a R$85 reais.

O prazo é o mesmo para os estudantes que receberam a isenção na edição de 2021 e por algum motivo, não puderam comparecer no dia da prova. Lembrando que estes estudantes terão que enviar uma justificativa para a falta na edição anterior.

Os resultados das solicitações e das justificativas serão divulgados dia 22 de Abril na Página do Participante. Nos casos em que o pedido for negado, o prazo para recorrer fica entre as datas de 25 e 29 de Abril, e os resultados dos recursos serão divulgados dia 06 de Maio.

O pedido de isenção não formaliza a matrícula, esta deve ser realizada separadamente. O indicado é que os candidatos fiquem atentos ao cronograma do exame, que será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com as regras do Enem, tem direito a realizar as provas com isenção de taxa de inscrição, todo aluno que estiver cursando o último ano do ensino médio em escola pública, candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em instituições públicas ou que tenham bolsa integral em insttituições particulares. Os candidatos também devem ter renda familiar de no máximo R$1818 reais por pessoa.

O Enem será realizado nos dias 13 e 20 de Novembro e as notas finais podem ser utilizadas para o ingresso no ensino superior em universidades públicas e privadas, a partir dos programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Escrito por: Agência Brasil / Clic News

Compartilhe: