Um pouco sobre o pinhão em nossa região

Hoje em dia o pinhão representa importante fonte de renda para vários habitantes de nosso município, mas você já pensou na importância histórica dessa fruta?

A Araucária angustifólia, ou como popularmente é conhecida, pinheiro ou pinheiro do Paraná é uma árvore milenar. Sua origem remonta a mais ou menos 200 milhões de anos, época em que os continentes Americano e Africano ainda formavam um só grande continente, esssa região era habitada por dinossauros, com a cobertura vegetal similar a de uma savana, e o pinheiro por ser uma planta com características resistêntes, sobreviveu até os dias atuais.

Seus frutos representam importante fonte de alimentos não só para os animais, mas para os humanos que aqui viveram. A chegada dos primeiros grupos de Humanos nessa região do planeta ocorreu por volta de 12.000 A.P. (antes do tempo presente). Estes primeiros grupos vivam da caça e coleta, e encontraram no pinhão importantíssima fonte de calorias para superar os rigorosos invernos desta região. Para esses grupos o pinhão representava muito mais que um simples fruto, representava também sua sobrevivência.
Com o avançar dos anos, grupos humanos foram dominando a região e dominando inclusive o cultivo da planta.

Segundo pesquisas recentes, o avanço do território coberto pela araucária se deve muito pelo cultivo realizado por esses grupos humanos. O domínio dos territórios cobertos por pinhais possibilitou que esses grupos humanos nômades pudessem agora construir residências mais duráveis, ou seja, passando o ano todo habitando uma mesma área, isso possibilitou ao desenvolvimento de novas técnicas de construção de moradias, como a casa subterrânea, e o domínio de novos cultivos agrícolas.

Tamanha era a importância do domínio desses territórios, que diversos conflitos entre tribos indígenas ocorreram. Os indígenas do tronco lingüístico Jê (Xokleng, Kaingang e Coroados), eram conhecidos por proteger ferrenhamente seus pinhais, com punições severas a quem não obedecesse a esses territórios. Inclusive, os Guaranis se referiam a eles como sendo “selvagens e brutais habitantes das matas”, dado a forma como defendiam seus territórios.

Diversas eram as formas de que o pinhão era consumido, assado na brasa, cozido ou cru, inclusive até bebidas alcoólicas eram fabricadas a partir do pinhão. A importância desse fruto vai muito além de uma fonte de renda ou recurso gastronômico e medicinal, o pinhão também é parte da história.

Compartilhe: