Psicologia: Amor pela profissão

Dia 27 de Agosto. Dia do Psicólogo. Me lembro do dia em que decidi fazer vestibular para psicologia, em 2006. Eu tinha certeza que aquela seria a profissão que mais me faria feliz.
Entender como as pessoas se sentiam e porque agiam da forma que agiam era um dos meus grandes objetivos. E assim, aliviar o sofrimento do outro e ajudar as pessoas a encontrarem o sentido de suas vidas se tornou o verdadeiro sentido da minha própria vida.
Tive uma longa trajetória, com interrupções e linhas tortas pelo caminho, mas cheguei aqui, me tornei psicóloga. Como psicóloga, aprendi a enxergar verdadeiramente o meu paciente, a sentir a sua dor, a ouvir o que ele diz muitas vezes sem usar palavras. Aprendi a respeitar tempos e silêncios e a dar voz ao que não pode ser dito.
A psicologia é uma profissão apaixonante, árdua e gratificante. Exige muito estudo, independente do papel que o psicólogo exerça na sociedade e da linha teórica que siga. Todas as linhas teóricas e todos os meus colegas de profissão tem a minha admiração.
Acredito que o psicólogo tem a capacidade de se emprestar ao outro, se doar, acolher, não julgar e escutar com amor. Agradeço a todos os profissionais que me ajudam a exercer a psicologia a cada dia e principalmente aos meus pacientes, que confiam a mim suas maiores dores e segredos. Tenham certeza que me sinto privilegiada por ter a confiança de vocês.