Perguntas e respostas sobre os animais durante a pandemia de coronavírus

O CORONAVÍRUS É TRANSMITIDO PELOS ANIMAIS?
– Até o momento, segundo a OMS, não existem evidências significativas de que os animais de estimação transmitam o vírus. Eles não ficam doentes. Mesmo assim, a recomendação é de que pessoas infectadas evitem contato com eles, pois podem espirrar ou tossir perto, e o vírus ficar no corpo deles e demais pessoas terem contato e adquirir a doença.
EXISTE UM CORONAVÍRUS QUE ATINGE O CACHORRO?
– Sim, existe o coronavírus canino, que atinge o trato gastrointestinal de cães, causando diarréia e vômito. Mas o homem é resistente a esse vírus, que não é o mesmo do COVID-19 (afeta humanos)
TEM VACINA PARA O CORONAVÍRUS DE CACHORRO? HUMANOS PODEM TOMÁ-LA?
– Sim, existe vacina para proteger os cães, são vacinas feitas quando eles são filhotes e depois repetidas uma vez ao ano. Não, ela não pode ser utilizada pelos humanos, pois não é o mesmo vírus que atinge os humanos e que está causando a pandemia.
POSSO PASSEAR COM MEU CACHORRO NA RUA?
– Nesse período, a recomendação é que as saídas ao ar livre com os animais de estimação sejam curtas e objetivas, acompanhadas de apenas uma pessoa, apenas para atender as necessidades fisiológicas. Sempre evitando contato com outros animais e outros tutores, buscando lugares menos aglomerados e horários mais tranqüilos.
COMO DEVEM SER AS CONSULTAS VETERINÁRIAS?
– Deve-se redobrar os cuidados com a higiene, procurar atendimento somente se for urgência ou emergência. Quando realmente for necessário, apenas uma pessoa acompanha o animal.
NÃO ABANDONE OS ANIMAIS
– Não existem motivos para abandono dos animais, isso é inaceitável, já que eles não possuem relação com a transmissão do COVID-19 aos seres humanos.
DESSA FORMA, REFORÇA-SE A NECESSIDADE DE QUE AS PESSOAS PRATIQUEM A GUARDA RESPONSÁVEL, CUIDEM DA SAÚDE DOS SEUS PETS E MANTENHAM AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA EVITAR A PROPAGAÇÃO DA DOENÇA.
FONTE: Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)