Nutri, o que é uma alimentação saudável?

Nicóli Rheinheimer,  nutricionista, graduada em nutrição pela Universidade do Vale do Taquari – Univates, no ano de 2018. Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva.

 

Bem, falar em “alimentação saudável” é um termo muito amplo, mas simplificando este, nada mais é, do que um equilíbrio entre macro e micronutrientes, ou seja: macronutrientes são os (carboidratos, proteínas e lipídeos), e os micronutrientes são as (vitaminas e minerais); nutrientes estes, necessários ao nosso organismo, e que devem ser ofertados em uma quantidade adequada, atendendo a individualidade de cada ser.

Uma alimentação saudável e equilibrada deve ser rica em alimentos orgânicos como base, ou seja, alimentos livres de agrotóxicos e pesticidas, aqueles alimentos em que sua cor e sabor se acentuam. Além de variar muito as frutas e verduras ao longo das refeições (alimentos crus); consumir fontes de alimentos integrais, como arroz integral e pães integrais; as sementes e grãos, também são de extrema importância na rotina alimentar; garantindo uma maior gama de nutrientes; exemplos são as castanhas, nozes, semente de chia, linhaça.

E claro que, uma “alimentação saudável”, inclui um “estilo de vida” saudável também. Exercícios físicos regulares, de pelo menos 3 vezes na semana, é de extrema relevância, assim como, sono tranquilo, resiliência frente às situações do cotidiano e uma adequada ingestão de água ao longo do dia, em média, 30 a 35ml/kg de água, podem contribuir para uma vida mais saudável e harmoniosa.

 

Agendamentos:

Fone/WhatsApp: (54) 996828949

Endereço: Av 25 de abril, 870 – Galeria São Francisco – Sala 201. Centro – Fontoura Xavier, RS.

Compartilhe: