Empatia no cotidiano

A vida de relações requer ajustes comportamentais para vivermos em paz, no exercício do respeito mútuo, ainda precisamos avançar nessa meta.

Por isso nos dias atuais com novas tecnologias e a correria frenética, nos deixam um pouco desatento no que diz respeito a empatia, sem sombra de dúvida precisamos exercitá-la no dia a dia.

Em todos os tipos de convivência é necessário sempre cuidar dos nossos sentimentos e atitudes em relação ao próximo, para que as experiências comuns sejam tranquilas e proveitosas, elevando-se cada vez mais a afetividade e estreitando-se os laços de fraternidade.

Conviver na sociedade, é como cuidar de uma imensa plantação, na qual germinam diversos tipos de sementes, crescem plantas e emadurecem frutos.

A cada dia, a maioria de nós convive com inúmeros seres, seja no recanto doméstico, seja no trabalho, nos locais de estudo, nos redutos de diversão, nas ruas… Enfim, onde houver alguma aglomeração, contato pessoais e, possivelmente, troca de experiência e naturais dificuldades desse convívio.

Todas as relações humanas devem ser cuidadas, para que os sentimentos belos sejam preservados e os nocivos sejam tratados.

Assim como uma planta precisa ser regada, adubada, podada e observada periodicamente, nossas relações necessitam do elixir composto por afetividade, respeito e dedicação.

” ESSE COMPOSTO PODE SER ENCONTRADO NO EXERCICIO DA EMPATIA…”

Ser EMPÁTICO é colocar-se no lugar do outro e compreender as suas necessidades, compartilhar alegria e sentir a proporção de sua dor, importando em penetrar a alma alheia e entender os seus sentimentos.

Empatia é permanecer junto como um irmão, colhendo os trigos ou arrancando os espinhos, semeando ou usufruindo a sombra frondosa, debaixo do sol ou de chuva, no clarão dos dias iluminados ou nas noites sem lua, mesmo que nada se possa fazer, tão somente para dizer: EU ESTOU DO SEU LADO E DESEJO COMPARTILHAR DA SUA ALEGRIA COMO SE FOSSE MINHA OU AMENIZAR A SUA DOR COM A MINHA COMPANHIA, COM O MEU CALOR.

 

“Cada um é responsável por suas escolhas INTERIORES, por aquilo que permite se alojar dentro do seu CORAÇÃO…”

 

Fonte: Compaixão a Sementeira do Amor.

Fonte imagem destaque: Blog Portal Pós

Compartilhe: