De Corpo e Mente Atitudes Conscientes

“O suicídio é a grande questão filosófica de nosso tempo. Decidir se a vida merece ou não ser vivida é responder a uma pergunta fundamental da filosofia”.
(Albert Camus)
Estudos recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde, afirmam a relevância da prevenção do suicídio em todos os setores da sociedade, pois considerado hoje, caso de saúde pública.
Quanta dor e sofrimento seriam evitados onde a ideia suicida fosse percebida dentro de uma perspectiva mais ampla, como sintoma de uma doença ou transtorno que podem ser controlados ou até curados????? Quantos“ acidentes emocionais” deixariam de ser fatais se as pessoas próximas do suicida soubessem o que fazer para lidar com um problema insolúvel?
A taxa de crescimento dos suicídios em todo o país é superior à do crescimento da população.
Inúmeros são os fatores que ocasionam o comportamento suicida, sendo este um fenômeno complexo causado por fatores inter-relacionados: pessoais, sociais, psicológicos, culturais, biológicos e ambientais.
Há algo que possa ser feito??????
A resposta é simmmm.
Observar, falar e procurar ajuda, é possível ficar atenta as pessoas que sofrem de todo e qualquer transtorno que poderá vir a se tornar comportamento suicida. É INDISPENSÁVEL o papel das mídias e também estratégico, pois a disseminação de informações úteis para a prevenção, tratamento ou cura
desta doença que assola a sociedade contemporânea.
O silêncio em torno do assunto alimenta a passividade, quando o momento deveria ser de ação. Pois tão importante quanto cuidar do corpo e da mente é entender a dimensão espiritual em que o problema do suicídio se resolve.
Somos seres em construção e a todo momento sofremos influências do meio e dos pensamentos que nos acercam, desta forma, pensamento e emoção tem força e direção.
Convém cuidar sempre da qualidade de nossa psicos fera, pois ela define a qualidade de nossa vida.
A maioria de nós desconhece o poder que possui de gerar ondas de positividade ou negatividade a partir do simples ato de pensar, ou de sentir.
Por mais assustadora que seja a tempestade, ela sempre passa.
O mais importante é perceber que nenhum sofrimento dura para sempre.
A melhor saída ainda é a VIDA.
(Fonte: VIVER É A MELHOR OPÇÃO. André Trigueiro)