COMO ESTÁ A SUA MASTIGAÇÃO?!

Tem realizado as suas refeições meio às pressas?! Ou com tranquilidade?!

Como nutricionista, não basta eu trabalhar o processo de educação alimentar com o paciente, planejar e reorganizar suas refeições, falar sobre os nutrientes que os alimentos possuem, sem questioná-lo como acontece seu processo de alimentação, como ele se alimenta, como ele mastiga os alimentos.

Então vamos lá!

A mastigação influencia em todo o sistema digestório! Os dentes são fisiologicamente “feitos” para auxiliar na mastigação, “triturando o alimento”; já a saliva (glândula salivar) é importante para umidificar e diluir o alimento, facilitando a deglutição (processo que temos controle voluntário do que está acontecendo). Após essa ação voluntária, o alimento chega ao esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso e por fim ao ânus; processo que ocorre de modo involuntário, ou seja, não temos controle. Temos também o pâncreas e o fígado, glândulas acessórias ao sistema digestório.

Bem, em síntese, o que acontece: A digestão começa na boca, na mastigação; esse processo não acontecendo de modo correto, vai impactar em todo o restante! Por exemplo: “o estômago não tem dentes”, como eu costumo dizer; se o alimento chegar “inteiro” até ele, vai gerar um “sofrimento” maior, deixando a digestão mais lenta. Um grande exemplo é quando você se alimenta rápido demais e tem a sensação de “estômago cheio”, e muitas vezes nem “comeu muito”, gerando um desconforto abdominal. Portanto, cada um desses órgãos digestivos tem sua função.

A ansiedade vem se mostrando, uma das principais causas de muitas pessoas não conseguirem ter atenção na hora de comer; agem de tal maneira, como se fossem “perder o ônibus”, como eu costumo brincar com meus pacientes.

Não é uma tarefa fácil, “COMER COM ATENÇÃO PLENA”, é um processo que leva tempo. Pois muitas das vezes, a vida inteira do indivíduo, ele se alimentou de tal forma.

Portanto, se desafie a cronometrar o relógio, e há observar quanto tempo você leva para se alimentar! Talvez, você se surpreenda!!!

 

 

Contato para agendamentos: (54) 996828949

Endereço: Av 25 de Abril, 870 – Galeria São Francisco – Sala 201 – Centro – Fontoura Xavier,RS.

Compartilhe: