Coagrisol já tem os primeiros cooperados com certificado digital emitido

Publicado em: 4 de novembro de 2021

A Coagrisol, em parceria com a empresa Planatech, há alguns meses vem trabalhando na sensibilização dos cooperados para a obtenção do certificado digital. Tal necessidade é o primeiro passo para poder realizar transações com a Nota Fiscal Eletrônica de Produtor, que em breve será obrigatória.

Alguns associados da área de abrangência da cooperativa já estão com o documento pronto. Fernando Munerolli, de Ibirapuitã, relata que o processo foi bem tranquilo. “Eu fiz o certificado online. Pessoal agendou uma entrevista via chamada de vídeo, após ser feita todas as conferências, quando já estava com o certificado, o pessoal da Planatech deu segmento e nos ajudou no passo a passo para operar o aplicativo”, pontua.

Sua experiência com o Portal do Produtor foi muito boa. “Ainda não utilizei na prática, mas fiz vários testes junto com a equipe da Planatech. É bem fácil de mexer, mas para aqueles que tem mais dificuldade, tem todo o apoio para o manuseio, não é nada assustador, com o tempo se adapta. Pessoal está sempre à disposição para ajudar e tirar as dúvidas”, finaliza.

Como emitir o Certificado Digital

O primeiro passo é encaminhar a documentação até uma das unidades da Coagrisol. É necessária cópia da carteira de motoristas ou RG (frente e verso), assim como informar o endereço completo, número de celular e e-mail (caso o produtor já tenha).

Após análise da documentação pela certificadora, será ligado para o produtor e agendada videoconferência. Nesta chamada, ele deverá estar de posse do documento pessoal, papel e caneta. Neste momento, também será registrada uma senha de 8 a 16 dígitos, contendo letras e números.

O passo final é a habilitação do aplicativo, com os dados do e-mail já recebido, o produtor vai até a sua unidade, no dia agendado, que o colaborador da Coagrisol irá auxiliar na geração do arquivo do certificado e na habilitação do Portal do Produtor no celular. Na ocasião, também será disponibilizado um pequeno manual explicativo para navegação.

Serviço

O certificado digital é uma assinatura eletrônica de uma empresa e/ou pessoa física reconhecida juridicamente. Com ela é possível o envio de documentos ao Fisco, assinar contratos, movimentar contas de banco e transmitir notas fiscais remotamente, tendo assegurada a validade das ações.

A Nota Fiscal Eletrônica de Produtor é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias. No Rio Grande do Sul, a obrigatoriedade foi prorrogada em virtude da pandemia e virá em substituição ao conhecido “Bloco do Produtor”.

Escrito por: Coagrisol

Compartilhe: