Ciclone se afasta da costa do RS; previsão indica frio e sol

Publicado em: 14 de setembro de 2023

O ciclone extratropical que se formou na costa do Rio Grande do Sul entre a noite de quarta (13) e a madrugada desta quinta-feira (14) começou a se afastar do estado e está indo em direção ao oceano. A ele estava associada uma frente fria que causou instabilidade climática no estado.

Em Porto Alegre, pelo menos cinco riachos transbordaram por causa da chuva. A água invadiu ruas e casas na madrugada desta quinta. Na Zona Sul da cidade, moradores precisaram ser resgatados em botes pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com a Climatempo, a tendência é que a chuva vá diminuindo até parar, entre a tarde e a noite. O mesmo vale para o vento. O frio persiste.

A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, explica que o ar frio de origem polar avança sobre outros estados do Sul do Brasil – mas não o ciclone.

“O ciclone não passa sobre os estados da Região Sul e não avança para o Sudeste”, afirma Josélia.
Esse ar frio deve causar chuva em Santa Catarina e no Paraná.

No Rio Grande do Sul, ainda pode chover nesta sexta-feira (15), principalmente na Serra, no Litoral e na Região Metropolitana de Porto Alegre. O sol deve aparecer de tarde, e a chuva pode parar à noite.

No Centro, Norte e Sul do RS, a previsão é de chuva para a madrugada e para a manhã, mas de sol durante a tarde. No Centro-Oeste, não deve chover, com sol já pela manhã.

Escrito por: G1 RS

Compartilhe: