Ciclone reforçará instabilidade com muita chuva, vento e tempo severo

Publicado em: 25 de setembro de 2023

A MetSul Meteorologia alerta que a chuva não vai dar trégua no Rio Grande do Sul até quarta-feira e que aprofundamento de uma área de baixa pressão seguida da formação de um ciclone extratropical na costa vai reforçar ainda mais a instabilidade na terça-feira com chuva intensa e tempestades localmente fortes a severas.

A semana já começa com chuva no Rio Grande do Sul. Desde o final da madrugada deste domingo novas áreas de instabilidade se formaram nas Metades Sul e Leste do estado enquanto o Norte e o Noroeste seguem com tempo firme e ar muito quente sob um padrão de bloqueio atmosférico.

Nas próximas horas, a instabidade segue concentrada em pontos do Centro, Sul e o Leste gaúcho com chuva localmente forte, raios e provável granizo isolado. No Noroeste e no Norte do estado, onde o sol aparece e faz muito calor, não se afasta chuva e temporal em setores localizados da tarde para a noite pelo excessivo aquecimento.

Nesta segunda-feira, novas e fortes áreas de instabilidade se formam no Rio Grande do Sul. Desta vez mais do Centro para o Norte do estado. No decorrer do dia, a tendência é que a instabilidade migre no sentido Sul e alcance pontos da Metade Sul gaúcha. O risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados de raios, granizo de variado tamanho e vento forte persiste.

Na terça, uma área de baixa pressão vai se deslocar do Nordeste da Argentina e Paraguai para o Sul do Brasil e cruzará a região de Oeste para Leste na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Esta baixa pressão reforçará muito a instabilidade durante o dia na terça com chuva intensa em muitos locais e temporais que localmente podem fortes e até severos com risco de vendavais e granizo, potencialmente médio a grande em alguns pontos com danos.

O ciclone estará configurado na costa na quarta e sua circulação de umidade ainda traz chuva para o Rio Grande do Sul para as Metades Norte e Leste do estado, especialmente na primeira metade do dia, mas gradualmente o tempo começa a melhorar antes de uma sequência de dias de sol e tempo firme na maior parte do estado gaúcho que se inicia na quinta.

Santa Catarina e o Paraná devem ter pancadas de chuva e temporais isolados de vento e granizo em diferentes pontos já hoje em alguns locais e em maior número de cidades amanhã e na terça, mas será na quarta que a frente fria associsda ao ciclone vai avançar pelos dois estados com com chuva mais ampla, especialmente em Santa Catarina, e temporais localizados que localmente podem ser fortes a severos de vento e granizo. A frente levará chuva e temporais a pontos do Sul e do Leste de São Paulo até o final da quarta.

TERÇA-FEIRA SERÁ DIA DE ALTO RISCO NA FORMAÇÃO DO CICLONE Embora este domingo e a seguda sejam dias com registro de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados principalmente de granizo, o dia de maior risco será a terça-feira que terá uma significativa intensificação da instabilidade no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.

Mas não só chuva é um risco excessivo na terça. A MetSul adverte para uma condição de elevado perigo de por tempestades localmente fortes a severas na terça. A baixa pressão vai se aprofundar com ar muito quente cobrindo o Sul do Brasil entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná. Haverá ainda uma corrente de jato em baixos níveis atuando com forte intensidade entre o Norte gaúcho e os demais estados da região.

Foto: Vitor Jubin – A Gazeta

Escrito por: Met Sul Meteorologia

Compartilhe: