Chuva retorna ao Rio Grande do Sul neste final de semana, trazendo alerta para inundações

Comunidades ribeirinhas de Porto Alegre são as mais atingidas por cheias desde passagem do ciclone na quarta-feira Lauro Alves / Agencia RBS

Publicado em: 10 de julho de 2020

Após a passagem do ciclone que provocou enchentes e deixou mais de 4,1 mil pessoas fora de casa, a chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul neste sábado (11) e permanecer até segunda-feira (13). De acordo com a Somar Meteorologia, a área de instabilidade que se forma no sul do Estado levará instabilidade para todos os municípios, com destaque para a faixa Norte e região da Serra.

No sábado, o volume não será muito alto, chegando no máximo a 10mm. No entanto, a chuva se intensifica na madrugada de domingo (12), principalmente na Serra e no Litoral Norte, onde pode passar de 30mm.

Vários pontos do Litoral Norte e da Serra vão receber esse volume alto, é um grande volume em uma área grande, então provavelmente vai atrapalhar bastante a questão das enchentes — alerta Lucas Cantos, meteorologista da Somar. 

As rajadas de vento também serão intensas durante o final de semana. No sábado, podem chegar até 70 km/h no Litoral Norte e, no domingo, podem passar dos 80 km/h no Litoral e na Serra.

Em Porto Alegre, a previsão é de que o cenário seja parecido com o da região Norte. O sábado terá bastante nebulosidade, com chuva o dia inteiro. Segundo Cantos, o volume deve ser significativo durante o final de semana na Capital, podendo chegar a 15mm somente no domingo.

Na quinta-feira (9), a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um aviso de estado de atenção para inundação, com base no Monitoramento Hidrológico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). De acordo com o boletim, “os principais rios das bacias da metade norte do Estado encontram-se em declínio nas partes mais altas, podendo vir a afetar as comunidades ribeirinhas no bairro Arquipélago em Porto Alegre”.

O aviso da Defesa Civil é válido até segunda-feira, quando ainda há chance de chuva isolada na Serra gaúcha. As outras regiões devem permanecer com tempo seco até o final da próxima semana, entre 16 e 17 de julho, quando a instabilidade pode retornar ao Estado.

Devido a uma massa de ar frio que chega após a chuva, a temperatura deve cair ainda mais no RS na próxima semana. Na segunda, a menor mínima, de 5°C, deve ser registrada em Jaguarão. Já na terça (14), os termômetros na cidade de Bagé podem registrar 0°C e a máxima não deve passar dos 9°C.

Na Capital, o final de semana será de temperatura amena, sem grandes variações, apesar da chuva. As máximas no sábado e no domingo devem ser de 18°C e 20°C, respectivamente. Na segunda, os termômetros ficam entre 11°C e 17°C e, na terça, entre 7°C e 13°C.

Escrito por: GZH

Compartilhe: